ANÁLISE DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DAS NASCENTES URBANAS NO MUNICÍPIO DE GOVERNADOR VALADARES
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1681Palavras-chave:
ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE, PLANEJAMENTO URBANO, QUALIDADE AMBIENTAL, RECURSOS HÍDRICOSResumo
Introdução: As nascentes são fontes importantes para o abastecimento hídrico superficial e para a manutenção do equilíbrio hidrológico e ambiental das bacias hidrográficas. Na cidade de Governador Valadares, as nascentes localizadas na área urbana, contribuem para o abastecimento de água para algumas comunidades. Dessa forma, torna-se relevante para o processo de conservação e recuperação dos recursos hídricos, avaliar o estado de conservação dessas fontes localizadas no meio urbano. Objetivo: Portanto, o objetivo desse trabalho foi caracterizar e avaliar o estado de conservação ambiental das nascentes urbanas, na cidade de Governador Valadares. Metodologia: Através de coleta de dados secundários, 21 nascentes foram localizadas, sendo todas elas georreferenciadas e mapeadas. Posteriormente, visitas de campo foram realizadas no segundo semestre do ano de 2018 e primeiro semestre de 2019. Para a avaliação do estado de conservação das nascentes, utilizou-se de parâmetros propostos para a pesquisa: área de domínio da nascente; uso do solo; proteção do local; impermeabilização do solo; conservação da vegetação no entorno da nascente; parâmetros físicos macroscópicos; situações que comprometem a qualidade ambiental da nascentes(rede de drenagem pluvial e de esgoto com escoamento para nascente, presença de material particulado, local desprotegido, ausência da área de contribuição e ocupação por edificações). Resultados: Na maior parte das nascentes existem pavimentações/edificações, o justificaria o grande descarte de lixo nesses locais. Além de contribuir com a destinação inadequada de efluentes, como os esgotos domésticos para as nascentes. O que de fato torna-se preocupante, já que parte delas foram canalizadas e são utilizadas (nascentes 01, 02, 06, 07 e 16) como solução alternativa coletiva de abastecimento. A maioria com fluxo para córregos importantes para o abastecimento municipal, assim como para o Rio Doce. Em contrapartida, apenas a nascente18 apresenta vegetação preservada, sendo entre todas elas, a que possui melhor estado de conservação de acordo com os parâmetros de avaliação propostos. Conclusão: Conforme estudo que delineou a pesquisa, conclui-se que a maior parte das nascentes localizadas na área de estudo, encontra-se degradadas. Recomenda-se alterações na política de uso e ocupação do solo, como também a implementação programas de revitalização e recuperação desses locais por parte do município.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.