IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1650Palavras-chave:
AULAS EXPERIMENTAIS, AULAS PRÁTICAS, ENSINO DE CIÊNCIASResumo
Introdução – Atualmente, nas diversas modalidade de ensino que se tem atualmente, uma das mais difíceis tarefas é conseguir com que os alunos mantenham se focados, interessados e engajados com as aulas. Sendo assim, diversas metodologias podem ser adotadas, principalmente a realização de aulas práticas ou experimentações quando possível. Objetivo – Abordar a importância de se trabalhar com aulas práticas e experimentações no ensino de ciências e áreas afins. Material e métodos – A pesquisa alavancou-se a partir de estudos feitos no decorrer das práticas de Estágio Curricular Supervisionado e das experiências enquanto docente substituto nas disciplinas de Ciências no Ensino Fundamental. Resultados – A partir dos estudos mencionados anteriormente, constata-se a necessidade de tornar as aulas um tanto quando atrativas e divertidas para os alunos a partir das aulas práticas e das experimentações que podem ser desenvolvidas. Sabe-se que, em nem todas as realidades se tem um laboratório de experimentações devidamente estruturado, em outras, este espaço torna-se esquecido, ou ainda, utilizando para outros fins. Entretanto, cabe ao professor fazer adaptações nas metodologias e planejamentos de aula e inserir aulas práticas neste contexto, principalmente quando estas podem ser realizadas na própria sala de aula ou até mesmo no pátio da escola, no refeitório ou no espaço que tiver disponível, podendo as aulas serem estruturadas de acordo com o perfil da turma ou com os recursos disponíveis. Outra constatação é a importância de se trabalhar com a temática nos cursos de formação de professores, já que a realização de aulas práticas não é apenas tarefa que deve acontecer nas disciplinas de ciências e afins. Conclusão – A realização de aulas práticas é de extrema importância em qualquer modalidade de ensino, pois permite aos alunos visualizarem as aulas teóricas com olhares diferentes, se interessarem cada vez mais com as aulas, além de claro, aprenderem de uma forma totalmente divertida, não cansativa e ainda, serem incentivados a buscarem mais aprendizado
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.