INFLUÊNCIA DA DIMENSÃO DE SEMENTES NA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE SOJA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1610Palavras-chave:
GLYCINE MAX, RETENÇÃO DE PENEIRAS, VIABILIDADE, VIGORResumo
Introdução: A soja (Glycine max) é uma cultura de relevância para a alimentação humana e animal devido aos elevados teores de proteína e óleo presente em seus grãos. Possui importância no cenário econômico sendo a principal cultura agrícola do Brasil, o país também se destaca a nível mundial em sua produção e exportação. No entanto para se obter sucesso na produção é crucial um estabelecimento de estande adequado e para isso é necessário a utilização de sementes com qualidade fisiológica, e muito se discute se a dimensão das sementes classificadas em diferentes peneiras comerciais influência nos níveis de viabilidade e vigor. O objetivo deste estudo foi verificar a influência de diferentes peneiras comerciais, ou seja, diferentes tamanhos de sementes na qualidade fisiológica de sementes de soja. Materiais e métodos: O experimento foi conduzido no Laboratório de análise de sementes em Londrina-PR, foram utilizados quatro lotes de sementes de soja que sendo submetidos incialmente ao teste de retenção de peneiras para segregação das sementes em função de sua dimensão, para isso contou-se com auxílio de um jogo de peneiras de laboratório. Foram selecionadas duas peneiras onde estava retido a maior quantidade de sementes de cada lote, totalizando oito tratamentos. Aplicou-se as metodologias de teste de germinação em rolos de papel e de comprimento de plântulas, conforme recomendação para a cultura. O experimento seguiu o delineamento inteiramente casualizado. Resultados: Os resultados do teste de germinação demonstraram não haver diferença estatística nos dados de viabilidade em função das diferenças de tamanho das sementes dentro de cada lote, apenas diferença entre os lotes, sendo que a dimensão da semente estivesse atrelada, ele foi verificado nos dados obtidos no teste de comprimento de plântula. Conclusão: Concluiu-se que nas condições nas quais foi desenvolvido o presente experimento a qualidade fisiológica de sementes de soja não é influenciada significativamente pela dimensão (peneiras comerciais).
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.