FUNGICIDAS MULTISSÍTIOS: EFEITO NA INCIDÊNCIA DE GRÃOS ARDIDOS EM MILHO
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1602Palavras-chave:
ASPERGILLUS SPP, FUSARIUM SPP, GRÃOS ARDIDOS, PATÓGENOS, PENICILLIUM SPPResumo
Introdução: O milho (Zea mays L.) principal cultura destinada à alimentação humana e animal, utilizada como matéria-prima para a produção de diversos tipos de produtos que apresentam relevância no setor comercial de vários países. As doenças na cultura do milho no Brasil, tem se tornado mais efetivas ao longo do tempo, acarretando perdas na qualidade dos grãos como também na produtividade, principalmente devido à formação de “grãos ardidos”. Objetivos: Diante disso, este trabalho teve como objetivo quantificar a incidência de grãos ardidos, em função da aplicação de fungicidas multissítios em campo. Materiais e métodos: Foram retirados da amostra geral uma sub-amostra de 300 gramas cada para quantificar os grãos ardidos, sendo considerados aqueles que apresentaram pelo menos ¼ de sua superfície com descolorações, e para o teste de sanidade foram dispostos 20 grãos por caixa gerbox, contendo papel filtro autoclavado embebido com meio ágar-água. O delineamento utilizado foi o Inteiramente Casualizado (DIC), com 22 tratamentos e quatro repetições e os dados obtidos foram submetidos a análise de variância sendo as médias comparadas pelo teste de Scott-Knott a 5% de probabilidade. Resultados: Nas porcentagens de grãos ardidos, os maiores percentuais ocorreram nos tratamentos Priori Xtra + Score Flexi, Nativo, Miravis Duo e Abacus + Support e os menores nos tratamentos Azimut + Carbendazim, Azimut e Azimut + Fortuna. A incidência de patógenos sobre a massa de grãos ardidos, apontam Aspergillus spp., Fusarium spp., Penicillium spp., Nigrospora spp.; Rhizopus spp. e Bipolaris spp., como os mais incidentes sobre a massa de grãos. Conclusão: Os fitopatógenos Aspergillus spp.; Fusarium spp. e Penicillium spp.; apresentaram maiores incidências nas amostras de grãos de milho.Os tratamentos 5- Azimut + Carbendazim, 2- Azimut e 3- Azimut + Fortuna apresentaram menores incidências de grãos ardidos, sendo os mais indicados para o controle de grãos ardidos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.