EFEITO DO USO DE INOCULANTES NA PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1592Palavras-chave:
CRESCIMENTO VEGETAL, DOSES, INOCULAÇÃOResumo
Introdução: Um dos principais focos dos produtores é atender à crescente demanda por alimentos com produtos livres substâncias agroquímicas, e que não degradem o meio ambiente. Aspecto este que, tem mostrado a importância da necessidade da produção de hortaliças em maior quantidade e de qualidade ainda superior. Uma das etapas que influenciam o sucesso da produção de hortaliças é a fase de produção de mudas. Por isso é importante à busca por tecnologias que agreguem a essa fase produtiva, e proporcionem como resultado a produção de mudas de qualidade. Baseados em um dos princípios da agricultura orgânica, que é o estimulo dos ciclos biológicos, uma das alternativas de tecnologia para uso na produção de mudas é a inoculação de microrganismos promotores de crescimento vegetal. Objetivo: O trabalho teve como objetivo fazer uma revisão de literatura sobre, o uso de inoculantes na produção de hortaliças. Material e métodos: O estudo foi desenvolvido com base na revisão de literatura e pesquisas relevantes sobre a inoculação em hortaliças. Resultados: O uso dos inoculantes visa melhoria no desenvolvimento dos cultivos e aumento na produtividade das culturas, em condições desenvolvidas em um experimento com produção de alface, a inoculação do Azospirillum brasiliense apresentou promoção de crescimento em estado inicial de desenvolvimento apenas o atributo de comprimento de raízes na alface. A dosagem de 0,350ml/bandeja, apresentou melhores efeitos na promoção de crescimento. Conclusão: Contudo, o número de estudos relacionados ao uso da inoculação na produção de mudas, e para sistemas de produção de hortaliças no Brasil é muito limitado, ainda falta aprimoramentos sobre o desempenho de outros tipos de inoculantes presentes no mercado e as doses de inoculantes apropriados conforme a cultura.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.