REUSO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS NA AGRICULTURA VANTAGENS E DESVANTAGENS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1588Palavras-chave:
AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, EFLUENTES DE ESGOTOS, REUSO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS, SUSTENTABILIDADEResumo
Introdução: Destaca a demanda crescente do uso de água em sistemas de produção ampliando a busca pelo reuso planejado de águas residuárias tratadas com finalidade de efetivar procedimentos agrícolas. Objetivos: realizar uma revisão bibliográfica sobre o tema, analisar as influências do uso na irrigação, levantar aspectos positivos e negativos do uso da técnica. Material e Métodos: O trabalho foi realizado na forma de revisão bibliográfica, com o levantamento de artigos científicos em bases de dados como SCIELO e de revistas de periódicos, usando as palavras chaves reúso de águas residuárias, efluentes de esgoto, agricultura, sustentabilidade, desenvolvimento sustentável. Resultados: O uso de águas residuárias na irrigação reduziu o custo de adubação de culturas, de energia elétrica e aumentou a produtividade. Em cultivo de rabanetes não foi indicado, induzia o crescimento de leguminosas com padrões inadequados para o consumo. Na produção hidropônica de alfaces não influenciou no desenvolvimento, teve mais efetividade que adubo químico. Indicou sintomas de deficiência nutricional e redução na produção de massa fresca. O cultivo hidropônico foi melhor em águas de abastecimento o efluente recebeu soluções nutritivas e fertilizantes minerais para atender a demanda nutricional das plantas. Na irrigação do feijão Caupi, serviu como aporte nutricional, promoveu alterações no solo. Em culturas de milho fertirrigadas, acelerou o crescimento, aumento de massa seca, gerou economia do uso de água. Como desvantagens do uso destacou-se os riscos à saúde ocupacional, o consumo de produtos contaminados por patógenos e a questão da presença de íons como sódio, boro, em esgotos causando toxidez de algumas culturas, salinização do solo, mostrando necessidade de um manejo adequado, controle do volume de irrigação, e melhoria da purificação do efluente para preservar o solo. Conclusão: o reuso de águas residuais na agricultura produz impactos positivos e negativos. É fonte alternativa visa economia de recursos de adubação, irrigação, fazendo-se viável seu uso planejado em cada cultura. A técnica influência de forma direta na sustentabilidade ambiental econômica e social, provendo a adoção de desenvolvimento sustentável na produção agrícola.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.