CARACTERIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS EM ÁREA DE PASTAGEM E SISTEMA AGROFLORESTAL EM ASSETNAMENTO RURAL- SÃO JOAO DO ARAGUAIA,PA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1586Palavras-chave:
AGRICULTURA FAMILIAR, SOLOS, SUDESTE PARAENSEResumo
Introdução: Os estudos dos solos bem como suas caracterizações são de grande importância nas propriedades rurais, visto que os agricultores podem melhor manejá-lo e explorá-lo de maneira mais eficaz, e assim alcançar sua capacidade total e máxima eficiência. Neste sentido se faz mais que necessário conhecê-los em todos os seus aspectos, sejam eles físicos, biológicos e químicos. Objetivo: Objetivou-se com este trabalho realizar-se a caracterização morfológica e a classificação dos solos predominantes no lote Vida Nova, em Projeto de Assentamento no município de São João do Araguaia-PA a partir de duas áreas distintas. Metodologia: Os locais analisados consistem em Área de Pastagem (AP) e em um Sistema Agroflorestal (SAFs), onde foram observadas as características pedogenéticas dos solos por meio de abertura de trincheiras. Os perfis mediram 100x100x100, ou seja, 100 cm de profundidade por 100 cm de largura e comprimento cada, com todos com três horizontes definidos (A, B e C). Assim, foram caracterizadas, cor, textura, estrutura, cerosidade, porosidade, consistência e plasticidade conforme o Manual de Descrição e Coleta de Solo no Campo. Resultados: Os solos estudados apresentaram características morfológicas semelhantes que podem lhe ser atribuídas às variações de características associadas à gênese e condições do próprio relevo local, corroborando com uma diferença nos primeiros horizontes dos perfis estudados e as demais se imitam tanto em cor, textura e estrutura embora estejam localizados em locais distintos. Conclusão: Ambos os solos observados tanto no Sistema Agroflorestal quanto na Área de Pastagem foram classificados como Plintossolos amarelo conforme o Sistema de Classificação de Solos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.