PANORAMA DO BIOGÁS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1391Palavras-chave:
BIOGÁS, BIOCOMBUSTÍVEIS, BIOMASSA, BIODIGESTÃO ANAERÓBICAResumo
Introdução: O Brasil possui um enorme potencial para a produção de biocombustíveis, com grande quantidade de terras agricultáveis e condições climáticas que permitem a rotação de culturas durante o ano, gerando biomassa. Dentre os biocombustíveis mais usuais estão o biodiesel, bioetanol e biogás. O biogás obtido pela digestão anaeróbica dos recursos renováveis pode ser utilizado para produção de calor, eletricidade ou combustível de transporte. Objetivos: Esse estudo tem como objetivo apresentar o cenário atual da produção de biogás no Brasil. Material e métodos: Levantamento de dados do cenário brasileiro de biogás foi realizado no mês de maio de 2021, por meio de buscas na internet e estudos publicados em livros e artigos científicos. As bases de dados consultados foram: o Biogasmap, do Centro Internacional de Energias Renováveis Biogás – CIBiogás; os resultados de levantamentos publicados pelo MAPA; bem como o banco de dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Resultados: Segundo os dados obtidos do Biogasmap do CIBiogás, o Brasil contabiliza atualmente 671 plantas de biogás, com capacidade instalada em torno 2.08 bilhões metros cúbicos de biogás por ano, sendo que destas, 635 encontram-se em operação para fins energéticos no país, produzindo um total de 1,7 bilhões de metros cúbicos ano, representando 94,63% das plantas identificadas. 26 plantas estão em fase de implantação e 10 em reforma. Estudo desenvolvido pela Associação Brasileira de Biogás e Biometano - ABiogás, indicou que o Brasil é o país com o maior potencial de produção de biogás do planeta, com cerca de 84,6 bilhões de metros cúbicos/ano, sendo que o setor sucroenergético tem capacidade para gerar o correspondente a 41,4 bilhões Nm³/ano e o setor da agroindústria a 37,4 bilhões Nm³/ano. Entretanto, atualmente, a produção de biogás no país permanece praticamente subexplorada, produzindo apenas 2% do potencial de capacidade. Conclusão: O Brasil é um dos maiores produtores de biomassa do mundo, portanto, possui um enorme potencial de produção de biogás. Entretanto, a produção de biogás, atualmente no país, permanece praticamente inexplorada, representando uma pequena fração de todo seu potencial.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.