SUPLEMENTAÇÃO NUTRICIONAL PARA OBTENÇÃO DE ANTICORPO MONOCLONAL MURINO ANTI-PBP2A DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS RESISTENTE À METICILINA (MRSA) EM HIBRIDOMAS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1389Palavras-chave:
MRSA, HIBRIDOMA, ANTICORPO MONOCLONALResumo
Introdução: Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA) é um dos principais patógenos envolvidos em infecções nosocomiais, levando a altas taxas de morbidade e mortalidade em hospitais em todo o mundo. O anti-PBP2a é um anticorpo monoclonal (mAb) contra uma proteína de superfície do MRSA. Este mAb é produzido em sistemas de cultura de células animais, usando linhagem de células de hibridoma. A suplementação do meio de cultivo com componentes variados para o metabolismo celular está associada ao aumento da densidade celular e à obtenção do produto de interesse com qualidade. Objetivos: Estudar o aumento da produção do anticorpo monoclonal anti-PBP2a secretado por células de hibridoma. Materiais e métodos: Seis suplementos nutricionais comerciais, chamados de Cell Boosters (CB1, CB2, CB3, CB4, CB5 e CB6 / Cytiva®), foram preparados na concentração 10g/L em Meio Dulbecco MEM (DMEM) acrescido de 10% de soro fetal bovino (SFB). As células foram preservadas em nitrogênio líquido a -196°C. Após o descongelamento, foram cultivadas em frascos T25 cm2 contendo DMEM com 10% (v/v) SFB, volume de trabalho 5 mL, 2 mM Glutamina e mantidas a 37°C em atmosfera úmida de 5% CO2. Para os experimentos, os Cell Boosters foram inoculados em 10% (v/v) no dia 0 das culturas celulares. A quantificação do mAb anti-PBP2a foi realizada por imunoensaio enzimático direto (ELISA). Resultados: No final de cada cinética, verificou-se a concentração de anticorpos monoclonais do controle (42,5ug/mL) e dos suplementos CB3, CB5 e CB6 (55,2ug/mL, 49,9ug/mL e 51,6ug/mL), indicando um aumento de cerca de 30%, 17,5% e 21,5% na produção de mAb, respectivamente. Conclusão: Os suplementos 3, 5 e 6 aumentaram a produção do mAb, no entanto, o CB3 é mais relevante para melhorar a proliferação celular e concentração anti-PBP2a, principalmente.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.