LEVANTAMENTO ENTOMOLÓGICO DE INIMIGOS NATURAIS PRESENTE EM PLANTAÇÕES DE EUCALIPTOS NA FAZENDA PLANTAR - MG
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1384Palavras-chave:
CONTROLE BIOLÓGICO, EUCALIPTOS, PRAGASResumo
A monocultura de eucalipto no Brasil é um segmento importante no setor agroflorestal. Um dos desafios na eucaliptocultura é o controle de pragas, portanto, o conhecimentos sobre Manejo Integrado de Pragas (MIP) são necessários e a utilização do Controle Biológico tem se mostrado promissor nos tempos atuais como a utilização dos uso de inimigos naturais por exemplo. Sendo assim, esse trabalho se justifica pela necessidade do reconhecimento dos inimigos naturais presentes em plantações de eucaliptos, para que os produtores possam ter o manejo adequado baseado no controle biológico. Diante disso, esse estudo procurou responder a seguinte questão: Quais são os inimigos naturais presente em plantações de eucalipto da Fazenda Plantar de Curvelo? Para responder a tal questão, o presente trabalho foi realizado com objetivo de identificar os insetos benéficos da ordem dos Coleópteros e Hymenopteras presente na monocultura de eucaliptos sp. . Para tanto, foram utilizadas armadilhas amarelas para a coleta desses insetos que, em seguida, foram levados ao laboratório florestal da empresa para posterior identificação. O reconhecimento ocorreu em nível de ordem e família dos insetos, sendo feitas consultas às coleções entomológicas de especialistas da área . Foram coletados no total de 57 insetos, sendo quatro da espécie Harmonia axyridis e 53 da espécie Psyllaephagus bliteus. Os resultados demonstram, portanto, a ocorrência de inimigos naturais nas plantações de eucaliptos, corroborando com varias outras pesquisas. Esses resultados poderão trazer mais conhecimentos relacionados à utilização dos organismos vivos benéficos a favor do produtor, visando um agronegócio sustentável e a preservação do equilíbrio biológico agroflorestal.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.