PROVEITO DO MELHORAMENTO GENÉTICO NA CULTURA DO FEIJÃO-CAUPI
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1370Palavras-chave:
AGRICULTORES FAMILIARES, AGROINDÚSTRIAS, BIOTECNOLOGIA VEGETAL.Resumo
Introdução: Mundialmente diversos tipos de feijões são consumidos entre os quais se destaca o feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.). O feijão-caupi, cultura tradicionalmente plantada no Nordeste brasileiro, vem se expandido para outras regiões do país em razão da sua ampla capacidade de adaptação as condições climáticas e ao baixo custo de produção, isso se dá devido aos intensos trabalhos de melhoramento que é aplicado na cultura no decorrer dos anos. Esse produto é de grande importância tanto como alimento quanto como gerador de emprego e renda. Objetivo: O estudo tem por objetivo mostrar como as estratégias de melhoramento vegetal causam um impacto positivo na produção do feijão-caupi. Material e Métodos: A metodologia para o desenvolvimento desse estudo se delineou a uma revisão de literatura a partir de artigos nacionais e internacionais comparando os seus respectivos resultados de melhoramentos obtidos. Resultados: O melhoramento genético do feijão-caupi é feito considerando-se os interesses de agricultores familiares e empresariais e com foco no sistema formado pelo produtor, comerciante, agroindústrias, distribuidor e consumidor, e, nos últimos anos, no exportador. Nesse sentindo, a partir dessas práticas obteve-se como resultado plantas com arquitetura moderna podendo realizar uma colheita mecanizada, pois a produção melhorada é concedida em longa escala, ciclo de maturação mais precoce e uniforme, grãos padronizados e de melhor qualidade genética em razão da sua cor, forma e tamanho, resistências a algumas pragas e doenças, cultivares com alto valor nutritivo e baixo custo de produção. Conclusão: Portanto, é evidente a grande evolução da cultura do feijão-caupi uma vez que a mesma acabou abandonando a condição de uma cultura praticada apenas pelo pequeno agricultor como também ganhou espaço conquistando novos mercados sejam eles nacionais e até internacionais. Está se apresenta como uma alternativa tanto de cunho da agricultura familiar quanto empresarial.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.