O USO DA BIOTECNOLOGIA NO CONTEXTO DOS ALIMENTOS FUNCIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1368Resumo
Introdução: A biotecnologia é resultado da combinação de sistemas biológicos e da tecnologia. Na indústria alimentícia, pode ser utilizada para otimizar e aperfeiçoar propriedades dos alimentos que podem ser benéficas para a saúde humana, como no caso dos alimentos funcionais, que além de serem capazes de oferecer grandes benefícios a saúde, são muito nutritivos. São exemplos destes a soja por conter isoflavonas e peixes que possuem ácidos graxos ômega 3. Objetivo: Realizar uma revisão bibliográfica sobre a importância da biotecnologia na procura por alimentos funcionais afim de favorecer a saúde humana. Material e métodos: Trata-se de uma revisão de literatura realizada a partir da seleção e análise de 4 artigos, publicados entre os anos de 2016 a 2021, sendo coletados nas plataformas de pesquisa Google Acadêmico e Periódicos CAPEs encontrados utilizando os descritores: biotecnologia, indústria e alimentos funcionais[HH1] . Resultados: Existe uma clara relação entre os alimentos consumidos e a saúde. Atualmente, os consumidores apresentam uma maior preocupação quanto ao consumo de alimentos que contribuam beneficamente para a saúde. Os alimentos funcionais possuem substâncias que atuam ativando processos metabólicos, que contribuem para uma melhoria do sistema imunológico. As propriedades deste tipo de alimento podem prover de constituintes naturais ou então de compostos adicionados artificialmente (como fibras, minerais e proteínas modificadas), afim de se obter um melhoramento nutricional dos mesmos. A biotecnologia utiliza de técnicas como a mutagênese, conjugação, genética recombinante e os bioprocessos fermentativos, para se obter componentes que possam acrescentar a formulação natural do alimento com o propósito de promover uma vida alimentar saudável do consumidor, prevenindo o aparecimento precoce de alterações patológicas e reduzindo o risco de doenças crônicas degenerativas e doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como diabetes e hipertensão. Conclusão: A biotecnologia aplicada no desenvolvimento dos alimentos funcionais traz cada vez mais benefícios para a saúde da população em geral, prevenindo e auxiliando no tratamento de diversas doenças, como a diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e também em casos de degenerações musculares.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.