FEIJÃO TRANSGÊNICO RESISTENTE AO MOSAICO DOURADO E A ACEITAÇÃO NA CADEIA PRODUTIVA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1361Palavras-chave:
BIOTECNOLOGIA VEGETAL, CADEIA PRODUTIVA, MELHORAMENTO VEGETALResumo
Introdução: O mosaico dourado é umas das principais doenças que acometem a cultura do feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris). A doença é transmitida pela mosca branca e tem como agente etiológico um geminivírus (BGMV). As perdas em produção de grãos causadas pela doença são estimadas entre 40 e 100%, conforme o grau de suscetibilidade da cultivar plantada. Assim como em outras doenças virais, a utilização de plantas resistentes é a medida mais eficaz no controle, e desse modo, a adoção do feijão transgênico é uma alternativa efetiva no seu controle, reduzindo o uso de defensivos e os riscos de produção. Objetivos: Apresentar as principais características genéticas e agronômicas da cultivar transgênica de feijão. Material e Métodos: Foi realizada uma pesquisa em meios digitais e impressos de publicações nos idiomas português e inglês, utilizando como palavras chaves: Phaseolus vulgaris, transgenia, BGMV e melhoramento. Resultados: A primeira cultivar transgênica do feijão comum ainda apresenta baixa aceitação na cadeia produtiva, por características relacionadas principalmente a produtividade e a baixa resistência ao Carlavirus que tem potencial de causar perda de até 30% da produção. Outro ponto argumentado pelo produtor é a inexistência de recursos para identificação da cultivar, e a resistência e insegurança por parte dos consumidores sobre os alimentos transgênicos. Conclusões: Ainda que apresente por parte da cadeia produtiva grande resistência, o feijão transgênico é uma realidade, e para o controle do mosaico dourado, a opção mais efetiva. Assim como qualquer tecnologia, passará por esse período de aceitação, mas a tendência é que torne presente nos plantios e na mesa do consumidor.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.