FIXAÇÃO BIOLÓGICA DE NITROGÊNIO NO FEIJOEIRO - RESTRIÇOES E MELHORAMENTO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1360Palavras-chave:
GENÓTIPOS SUPERIORES, SELEÇÃO, SIMBIOSEResumo
Introdução: Tipicamente uma leguminosa, a espécie Phaseolus vulgaris possui a capacidade de associar simbioticamente com bactérias do gênero Rhizobium e destas obter a fixação direta de nitrogênio. Todavia, a espécie não consegue se beneficiar eficientemente da simbiose em função de características intrínsecas da planta e das bactérias fixadoras. Com a ausência histórica de fomento que pudesse propor a cultura o que se observa na cultura soja (Glycine Max), na qual o nitrogênio é integralmente ofertado a planta por bactérias simbioticamente fixadoras, faz com que a adubação mineral seja uma pratica indispensável, o que intensifica os custos de produção e os impactos ambientais causados pela dinâmica de perdas do nitrogênio. Objetivos: Entender quais as restrições do feijoeiro em se beneficiar de forma eficaz da fixação biológica e o que vem sendo trabalhado nos programas de melhoramento sobre essa característica. Material e Métodos: Foi realizada uma pesquisa em meios digitais e impressos de publicações nos idiomas português e inglês, utilizando como palavras chaves: Phaseolus vulgaris, genótipos superiores, fixação biológica de nitrogênio e melhoramento. Os trabalhos foram selecionados e inclusos conforme o grau técnico- cientifico da metodologia apresentada. Resultados: Os programas de melhoramento do feijoeiro para essa característica visam identificar e selecionar genótipos que apresentam maior afinidade com essas bactérias. A realização de análises destrutivas é um parâmetro que dificulta os avanços dos programas, assim como a determinação do método de melhoramento. Embora alguns trabalhos divergem, mas estudos apontam que o método de linhas derivadas (LDF) é o mais eficiente quando o objetivo do melhoramento é a fixação biológica de nitrogênio. As restrições inclusas na cultura estão associadas a nodulação tardia das raízes, promiscuidade na relação com bactérias diazotróficas e ao processo de domesticação e seleção de determinadas cultivares visando características desejáveis apenas no aspecto comercial. Conclusões: A seleção de genótipos superiores para essa característica na cultura é uma necessidade válida e exploratória aos argumentos de sustentabilidade, reduzindo os custos de produção e os impactos ambientais. Todavia, essa característica não é integralmente enfatizada e notória aos resultados obtidos no melhoramento da espécie, embora novas técnicas para a seleção destes genótipos venham sendo estudadas.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.