ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DO EXTRATO DO FRUTO DE PLINIA GLOMERATA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1351Palavras-chave:
RADICAIS LIVRES, FRAP, EXTRATOS VEGETAIS, PANCSResumo
Introdução: Plinia glomerata Berg pertencente à família Myrtaceae e é conhecida como "Cabeludinha" devido à sua aparência peluda, é uma planta nativa brasileira amplamente distribuída no sul do Brasil. Seu fruto é arredondado e possui uma coloração amarela com alto teor de ácido ascórbico quando maduro, suculento, agradável e levemente ácido. Estudo recente destaca suas propriedades analgésicas e antimicrobianas. Espécies deste gênero apresentaram atividade anti-inflamatória, hipoglicemica, hiperlipidêmica, antifúngica, antibacteriana, gastroprotetora e principalmente atividade antioxidante. Sabe-se que um antioxidante é qualquer substância que, em baixas concentrações tem o poder de retardar a oxidação de molécula, podendo ser encontrada em moléculas ativas de origem vegetal. Objetivos: O estudo teve por objetivo determinar a atividade antioxidante do extrato hidroalcoólico do fruto de P. glomerata, em diferentes concentrações, Material e métodos: A determinação da atividade antioxidante,foi avaliada pelos testes quelante do íon ferro (FRAP), atividade sequestradora de oxido nítrico(NO) e Inibição da peroxidação lipídica (TBARS).Resultados: Para a determinação da atividade antioxidante por meio da redução do ferro FRAP, os maiores teores foram observados na concentração de 10000 μg/mL, com 693,65 μg/ETr de extrato seco. Neste contexto, os maiores teores para a atividade sequestradora do oxido nítrico(NO) também foram apresentados na concentração 10000 μg/mL,com 5,63%.Por fim, para a inibição da peroxidacao lipídica (TBARS),a maior atividade foi apresentada na concentração 10000 μg/Ml (6,35%).Conclusão: A partir dos resultados obtidos no presente estudo pode-se concluir que o extrato hidroacoólico do fruto de P. glomerata apresenta atividade antioxidante contra os efeitos causados pelo estresse oxidativo, e esta atividade está relacionada a presença de diversos constituintes fitoquímicos, como polifenóis e dentre eles os flavonoides, sendo passível de ser utilizada na indústria alimentícia, farmacêutica e de cosméticos como fonte de compostos bioativos com atividade antioxidante.
Apoio: FAPESP (Processo: 2020/08762-0)
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.