SUPEREXPRESSÃO DE GENES PARA AUMENTO DE RESISTÊNCIA A PATÓGENOS EM SOJA (GLYCINE MAX)
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1342Palavras-chave:
BIOTECNOLOGIA VEGETAL, DOENÇAS, REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, TRANSGÊNICOSResumo
Introdução: Originária da China a soja (Glycine max) está entre as principais espécies cultivadas no Brasil atualmente, representando uma importante contribuição para a economia do país. No entanto, alguns fatores abiótico e bióticos vem causando limitações e prejuízos ao cultivo de soja no brasil e países produtores. Dentre estes podemos destacar a ocorrência de doenças causadas por vírus e fungos, como a ferrugem asiática, mofo branco, mosaico comum da soja entre outras. A variação dos patógenos faz com que a busca por resistência seja constante e as ferramentas de biotecnologia podem ser uma importante aliada neste processo, dentre elas a superexpressão de genes associados a resistência pode representar uma estratégia promissora. Objetivo: A presente revisão bibliográfica visa reunir os principais avanços e contribuições da superexpressão de genes para aumento de resistência a doenças em soja. Material e métodos: Foram realizadas buscas de artigos científicos na literatura, sendo as pesquisas realizadas no Google scholar. Os artigos foram buscados usando termos de busca associadas a conectores booleanos. Foi feita a leitura dos artigos que apresentaram os termos de busca no título e resumo. Resultados: Com base nos artigos analisados observou-se que a superexpressão de genes em soja foram conduzidas visando resistência a diferentes patógenos como Sclerotinia sclerotiorum e vírus do mosaico da soja (VMS). No entanto, a maioria dos artigos adotaram esta ferramenta para obtenção de resistência ao VMS. Os níveis de expressão gênica nas plantas transgênicas foram avaliadas por PCR em tempo real e nos trabalhos analisados todas as plantas transgênicas que superexpressaram genes associados a resistência aos patógenos estudados apresentaram ausência de sintomas ou sintomas mais leves, indicando aumento nos níveis de resistência. Além disso, a superexpressão de genes possibilitou testar e identificar genes promissores para resistência a diferentes doenças na soja. Conclusão: A superexpressão de genes associados a resistência a doenças na soja tem trazido grandes avanços para os programas de melhoramento da cultura, se mostrando uma estratégia eficaz para obtenção de genótipos de soja mais resistentes a patógenos como vírus e fungos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.