BIOTECNOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE BIOMATERIAIS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1332Palavras-chave:
BIOMATERIAL, BIOTECNOLOGIA INDUSTRIAL, DISPOSITIVO MÉDICOResumo
Introdução: A Biotecnologia é a ciência multidisciplinar que emprega organismos vivos ou segmentos destes para o desenvolvimento de soluções tecnológicas. Um dos campos de atuação da área é o desenvolvimento de biomateriais para prevenir infecções microbianas associadas a dispositivos médicos e controlar os biofilmes, que possibilitam a aderência irreversível a superfícies bióticas e abióticas, elevando a resistência de antimicrobianos. Objetivo: Descrever o desenvolvimento de biomateriais anti-incrustantes e anti-microbianos projetados para limitar biofilmes e infecções em cateter. Material e métodos: Revisão bibliográfica realizada nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Web of Science (CAPES). Foram encontrados 658 resultados, dos quais apenas nove atenderam aos critérios de disponibilidade gratuita, relação com a temática, idioma em português e inglês e publicação entre 2016 a 2021. Resultados: Os revestimentos de cateteres e desenvolvimento de biomateriais, classificam-se em dois grandes grupos: os revestimentos antimicrobianos e os anti-incrustantes. O primeiro exibe uma atividade bacteriostática ou bactericida, o segundo, evita o acúmulo de biofilme nas superfícies, repelindo microorganismos ou interferindo na arquitetura do biofilme. Os revestimentos antimicrobianos com liberação de drogas são, os mais explorados, podendo ser baseados na liberação de fármacos, clorexidina, metais como prata, metabólitos secundários e óxido nítrico. As abordagens anti-incrustantes consistem em polímeros hidrofílicos referidos como revestimentos fotoativos baseados em nanopartículas de óxido metálico ou materiais super-hidrofóbicos, imobilização de enzimas que interferem no quórum sensing bacteriano. Conclusões: No presente estudo foram descritas as principais formas de desenvolvimento de biomateriais com características antimicrobianas e anti-incrustantes, as quais podem ser exploradas pela biotecnologia para controlar as infecções microbianas por biofilme em dispositivos médicos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.