DIVERSIDADE DE MOLUSCOS MARINHOS DO LITORAL PIAUIENSE
Resumo
Os moluscos são animais pertencentes ao filo Mollusca e estão presentes em quase todos os ambientes do globo terrestre, eles estão distribuídos em oito classes, a saber: Gastropoda, Bivalvia, Cephalopoda, Monoplacophora, Polyplacophora, Scaphopoda, Solenogaster e Caudofoveata. Além de serem considerados bioindicadores de poluição em ambientes aquáticos, estes animais são indispensáveis para o bem estar e saúde do ser humano por diversas razões, dentre elas é possível citar o fornecimento de material para alimentícios e fármacos, e a realização de serviços ecossistêmicos imprescindíveis para o funcionamento adequado do planeta. Este trabalho teve por objetivo conhecer a fauna de moluscos do litoral do Piaui. As coletas do material foram realizadas nos anos de 2017 e 2019, durante cinco dias de coletas cada, em dois pontos distintos do litoral Piauiense: a Praia do Coqueiro (município de Luis Correia) e a Praia de Barra Grande (município de Cajueiro da Praia). Os moluscos foram coletados manualmente em horários de maré baixa. Foram fixados com formaldeído a 10%, preservados em álcool 70% e levados para o Laboratório de Zoologia da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, onde o material foi triado e identificado de acordo com a literatura específica. Até o momento já foram identificadas 18 espécies distribuídas entre as classes Polyplacophora (Ischnochiton pectinatus, Ischnochiton striolatus), Bivalvia (Iphigenia brasiliana, Anomalocardia brasiliana, Chione cancellata, Anadara notabilis, Anadara brasiliana, Phacoides pectinatus) e Gastropoda (Bulla striata, Cerithium atraton, Aurantilaria aurantiaca, Natica marochiensis, Nerita ascensionis, Tegula viridula, Pugilina morio, Voluta ebraea, Vitta virgínea, Astralium latispina) nas coletas de 2017; enquanto nas coletas de 2019 foram identificadas 10 espécies entre as classes Bivalvia (Arca imbricata, Anadara notabilis) e Gastropoda (Cerithium atraton, Natica marochiensis, Nerita ascensionis, Tegula viridula, Pugilina morio, Voluta ebraea, Vitta virginea, Astralium latispina). Ainda há bastante material a ser identificado, o que consequentemente aumentará o número de espécies coletadas. Aliado a estes resultados, serão feitos estudos acerca da variação morfológica, abundância e estimativas de riqueza para entender melhor os padrões de distribuição dos moluscos no litoral piauiense.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.