DADOS PRELIMINARES DA BIODIVERSIDADE DO LITORAL PIAUIENSE
Resumo
Introdução: A representatividade do número de publicações sobre a biodiversidade do Piauí é incipiente. Dessa forma, estudar e conhecer a biodiversidade marinha é de extrema importância por diversos fatores, como para fazer o uso econômico desses recursos, de forma sustentável, coerente e adequada para que se entenda a real importância de cada componente biológico do ecossistema e para que se planeje e divulgue a necessidade de conservação. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo identificar a distribuição da fauna e flora marinha do litoral piauiense, a fim de aumentar o conhecimento sobre a biodiversidade. Material e métodos: As expedições ao campo foram realizadas em 2017 na Praia do Coqueiro e Praia de Barra Grande, e em 2019 na Praia do Coqueiro. Os exemplares foram coletados manualmente, contabilizando 2 coletas em cada ponto de amostragem. Após as coletas, foram preparados em álcool 20% e fixados com formaldeído 10%, posteriormente armazenados em frascos contendo álcool 70%. O material foi levado para o Laboratório de Zoologia da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, onde foi realizada a triagem das amostras, procedimentos necessários para identificação, registro e catalogação. Para identificação das espécies foram usados morfologia externa e interna das estruturas dos espécimes, utilizou-se microscópio estereoscópico, microscópio óptico e bibliografia específica para cada táxon. Resultados: Até o momento, foram identificadas na coleta de 2017 seis espécies da fauna divididas nas Classes Actinopterygii, Holothuroidea, Echinoidea e Malacostraca, quatorze espécies de plantas (Ulvophyceae, Florideophyceae, Stylonematophyceae e Compsopogonophyceae), tendo a classe Malacostraca, Florideophyceae respectivamente, maior representatividade de espécies. Foram identificadas também três espécies de algas chromistas, representadas pela Classe Phaeophyceae. Na coleta de 2019, foram identificadas cinco espécies da fauna, representadas pelas classes Holothuroidea, Malacostraca e Echinoidea, a última com maior número de espécimes (n=5). Os espécimes de plantas foram representados por uma única classe (Florideophyceae). Conclusão: O conhecimento da biodiversidade local é uma ferramenta essencial para o estabelecimento de ações para a preservação e conservação biológica das espécies locais. Assim, se faz necessário finalizar a identificação das espécies coletadas para que se possa ver e entender o status da biodiversidade local.
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