PGRSS: UMA FERRAMENTA PARA A CAPACITAÇÃO E BEM-ESTAR DA COMUNIDADE
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1226Palavras-chave:
PGRSS, MATA BRANCA JR, CAPACITAÇÃO, RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTALResumo
Introdução: A Mata Branca Júnior Soluções ambientais é uma empresa júnior filiada ao movimento empresas júniores. Ela é composta por estudantes do curso de ciências biológicas da Universidade Federal do Ceará e executa projetos e serviços voltados para o crescimento profissional de seus membros, sempre voltados para as áreas de atuação do biólogo. Dentre suas atividades está o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), documento que detalha as técnicas e ações de manejo dos resíduos sólidos produzidos a partir do atendimento à saúde humana ou animal. Objetivo: O projeto objetivou a qualificação dos membros da equipe gestora através de um conjunto de procedimentos elaborados nas etapas de seu planejamento estratégico, envolvendo o gerenciamento de resíduos de saúde. Materiais e Métodos: Obedecendo às recomendações e obrigações de biossegurança condizentes ao período atual, com a presença de no máximo 2 membros da equipe e o auxílio de EPIs, realizou-se uma visita técnica, mediante contato com o cliente, ao estabelecimento contratante. Através de uma ficha de campo para diagnóstico, foram coletadas informações a respeito do funcionamento do local investigado. Estes dados foram analisados criteriosamente pela comissão e pelo responsável técnico, que elaborou, revisou e assinou o PGRSS. O plano foi entregue ao contratante, que também recebeu uma capacitação por meio de um POP e apresentação construída pela equipe. O contato pós-serviço foi realizado para monitoramento superficial das atividades acordadas no plano. Resultados: A equipe gestora envolvida nas atividades do projeto adquiriu conhecimento profissional em consultoria e licenciamento ambiental, bem como o próprio gerenciamento de resíduos sólidos, uma vez que receberam o amparo de materiais complementares e capacitações para a execução das etapas do serviço. Conclusão: Esta atividade porta um valor ecológico importante, já que a gestão correta desses materiais mitiga impactos posteriores ao meio ambiente, como a contaminação de corpos hídricos, solo e ar pelo derramamento de fluidos poluentes, como o chorume, e emissão de gases, como metano; o que tange a responsabilidade socioambiental inerente à empresa júnior. Além disso, mostrou ser uma ferramenta auxiliadora na capacitação de membros, ajudando na sua formação e construção profissional.MATA BRANCA JR.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.