PRÁTICAS EDUCATIVAS COM JOVENS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS PARA O ARMAZENAMENTO DE SEMENTES NO CARIRI PARAIBANO.

Autores

  • Dayany Florencio Siqueira
  • DANILO SILVA DOS SANTOS
  • LAÍS HORTÊNCIA DA SILVA
  • CARINA SEIXAS MAIA DORNELAS

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1107

Palavras-chave:

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS, MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

Resumo

Introdução: O crescimento da Educação Ambiental é extremamente importante para que as futuras gerações tenham condições de melhor qualidade de vida, ou seja, alcance o desenvolvimento sustentável. Uma área que vem sendo muito estudada para diminuir as degradações e perpetuar as espécies florestais são as sementes, pois, o conhecimento do comportamento fisiológico das sementes é considerado de grande importância, principalmente quando envolve as espécies nativas, em especial, aquelas ameaçadas de extinção e que ainda não existe metodologia para seu armazenamento a longo prazo. Objetivo: Nesse sentido, objetivou-se promover o desenvolvimento social-sustentável de jovens estudantes do ensino fundamental na região do cariri paraibano. Materiais e métodos: O trabalho foi realizado na Unidade Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maria Leite Rafael, onde participaram 49 alunos do quarto ano, com idade entre 10 a 11 anos, durante o período de maio a dezembro de 2019. O módulo foi realizado através de rodas de conversas, vídeos educativos e dinâmicas abordando o conteúdo relacionado ao armazenamento de sementes, como uma técnica fundamental para a preservação da viabilidade e do vigor. Resultados: A capacitação foi realizada através de aulas práticas, onde utilizou-se embalagens alternativas, como garrafa pet, saco de papel, e garrafa de vidro, para demonstrar as principais formas de armazenamento das sementes, com o objetivo de promover uma melhor fixação dos conceitos e para que os jovens pudessem aprender e aplicar na sua comunidade. Além disso, também foi abordado a importância da reciclagem, fazendo assim a conscientização de reciclar garrafas que, possivelmente, estariam sendo jogadas no meio ambiente. Conclusão: Assim, o trabalho realizado com os jovens educandos promoveu o início de uma nova mudança, sendo estes, agentes da disseminação de novos conhecimentos, que eles mesmos ajudaram a construir. Permitindo assim, que práticas sustentáveis sejam aos poucos inseridas em suas áreas de cultivo, diminuindo a degradação ambiental.

Publicado

2021-05-03

Como Citar

Siqueira , D. F. ., DOS SANTOS, . D. S. ., DA SILVA, . L. H. ., & DORNELAS, C. S. M. . (2021). PRÁTICAS EDUCATIVAS COM JOVENS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS PARA O ARMAZENAMENTO DE SEMENTES NO CARIRI PARAIBANO. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(2), 74. https://doi.org/10.51189/rema/1107

Edição

Seção

Congresso Brasileiro de Biodiversidade Virtual