FITOTOXICIDADE DO COMPOSTO ORGÂNICO GERADO POR PROCESSO AERÓBIO
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1099Palavras-chave:
Compostagem, Índice de Germinação, Resíduos orgânicosResumo
Introdução: Diante da crescente geração de resíduos orgânicos no setor de serviços alimentares, o tratamento aeróbio surge como uma alternativa para o tratamento da fração orgânica desse material diretamente na fonte. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a fitotoxicidade do composto orgânico gerado pelo processo aeróbio (compostagem) dos resíduos orgânicos de serviços alimentares (restaurante). Metodologia: Para a realização deste trabalho foi elaborado experimento em pilhas de 200 L e dois materiais distintos, sendo eles:resíduos gerados na preparação das refeições (cascas e restos de legumes) e resíduos das sobras das refeições (alimentos cozidos) os resíduos utilizados no experimentos foram doados pelo restaurante de um Instituição de Ensino Superior. Utilizou-se casca de arroz como material estruturante (fornecedor de carbono para o experimento). O experimento foi executados em duplicata no período de dezembro de 2018 a março de 2019, compreendendo 90 dias, com revolvimento e retirada de amostras analíticas a cada 30 dias. Durante esse período, as variáveis respostas utilizadas foram temperatura e umidade da compostagem. Nas amostras retiradas, foram realizadas análises Fitotoxicológicas pelo índice de germinação em sementes de alface. Resultado: Foi possível constatar em toda a condição experimental curva padrão de desenvolvimento microbiano em compostagem, que incluem a fase termofílica. Os resultados mostraram que os resultados fitotóxicos do composto alcançaram valores dentro do limite recomendado por órgãos internacionais de controle toxicológico que indica que o índice de germinação para semente de alface precisa alcançar 80% de germinação, indicando assim ausência de toxicidade no composto orgânico. Conclusão: Portanto, é possível concluir que o composto gerado pelo processo aeróbio apresentou resultados satisfatórios indicando um produto de qualidade ambiental.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.