COMPOSTAGEM COMO BIOTECNOLOGIA AMBIENTAL NO TRATAMENTO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS DE SERVIÇOS ALIMENTARES
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/814Palavras-chave:
Estabilização, Resíduos de restaurante, TratamentoResumo
Introdução: Mais de 50% dos resíduos gerados no Brasil são de origem orgânica, tendo como uma das fontes os serviços alimentares (restaurantes), grande parte desses resíduos são enviados diretamente para os aterros sanitários e/ou lixões. Com a biotecnologia ambiental é possível reciclar os resíduos orgânicos de forma adequada através da técnica de compostagem, que transforma o que seria descartado como rejeito em composto orgânico e solucionar problemas rurais e urbanos relacionados a geração desses resíduos de forma eficaz. Objetivo: O objetivo do trabalho foi avaliar o composto orgânico gerado no processo de compostagem de resíduos orgânicos oriundo de serviços alimentares pelos parâmetros físico-químicos. Material e métodos: Foi realizado um experimento com resíduos vegetais e restos de alimentos cozidos em reatores com capacidade para 90 litros que era composto por dois tratamentos com duas repetições. O experimento foi mantido em área coberta nas dependências de uma Instituição de Ensino Superior. O período do processo de compostagem foi de 90 dias, durante esse período foram realizados monitoramento da temperatura e umidade interna e externa, revolvimento manual e coleta de amostra a cada mês até o fim do processo. As análises laboratoriais realizadas foram físico-químicas que incluem pH, condutividade elétrica, umidade, carbono orgânico, nitrogênio e relação carbono/nitrogênio. Resultados: Os dois tratamentos e suas repetições atingiram temperaturas acima de 45°C indicando a fase termofílica que é responsável pela eliminação dos patógenos, os parâmetros físico-químicos ficaram dentro do limite estipulado pela instrução normativa. 25/2009 - SDA/MAPA em seu Anexo III, dispõe limites de tolerância, a partir de parâmetros, na produção de fertilizantes orgânicos mistos e compostos indicando um composto orgânico de valor agronômico e ambiental. Conclusão: A compostagem é um tratamento eficiente na valoração dos resíduos orgânicos gerados em estabelecimentos de serviços alimentares, sendo de fácil implantação devido ao seu alto benefício ambiental.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.