PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGROECOLÓGICOS COMO GERAÇÃO DE RENDA EXTRA PARA AGRICULTORES FAMILIARES DO MUNICÍPIO DE BANANEIRAS-PB
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1083Palavras-chave:
Agroecologia, Agricultura Familiar, Feiras AgroecológicasResumo
Introdução: As feiras Agroecológicas são oportunidade que vem valorizando a agricultura familiar, na feira é possível encontrar produtos agroecológicos, cuja a produção é realizada pelo próprio agricultor e sua família. Objetivo: Nesta pesquisa, objetivou-se conhecer os principais produtos produzidos e comercializados pelos agricultores familiares do município de Bananeiras-PB. Material e métodos: A cidade de Bananeiras-PB possui uma feira agroecológica que comercializa somente produtos oriundos da agroecologia. Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário, do qual foram extraídas informações como, origem dos produtos comercializados, se tem produção agrícola e animal e quais os maiores problemas da agricultura na sua propriedade de trabalho. A pesquisa foi realizada com 10 feirantes. Os dados foram organizados numa planilha eletrônica e, em seguida gerou-se gráficos para facilitar as análises. Resultados: 90% dos feirantes produzem seus próprios produtos para serem vendidos, entre os produtos se encontra coentro, hortelã, alface, feijão, milho, macaxeira, batata-doce, tomate, pimentão, cebolinha e frutas de época como abacate, goiaba, banana, laranja e manga. Dos feirantes entrevistados apenas um o que corresponde a 10% não produz os produtos agroecológicos, adquirindo dos demais para fazer a comercialização o que pode ser considerado um ponto positivo, já que sabemos que em muitos casos a produção é maior que a demanda exigida pela feira, dessa forma o restante dos produtos é passado para os feirantes que não produzem. 70% dos questionados além de trabalharem na feira agroecológica tem uma criação animal que serve como renda extra, os demais 40% não possuem criação. Entre os problemas encontrados nas propriedades dos entrevistados 8% afirmam não ter problema algum em sua propriedade, já os demais passam por dificuldades como a falta de água 67%, falta de assistência técnica 17% e ataques de pragas 8%. Conclusão: A feira agroecológica mostra ser um bom canal de comercialização dos produtos produzidos pelos pequenos agricultores familiares. No entanto, é fundamental que sejam criadas políticas que apoiem e garantam a comercialização dos produtos na região, fortalecendo assim as atividades agroecológicas.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.