FITONEMATOIDES ASSOCIADOS À CULTURA DO COENTRO (CORIANDRUM SATIVUM)
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1086Palavras-chave:
Helicotylenchus Sp, Hortaliças, Rotylenchulus SpResumo
Introdução: O coentro (Coriandrum sativum L.) é uma hortaliça, pertencente à família Apicaceae, considerada uma cultura de fácil cultivo, com ciclo vegetativo curto. Consumida em abundância no Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, excelente fonte de ferro e cálcio, rica em vitaminas, com aroma e sabor atrativos. As hortaliças são alvos de ataques de vários patógenos, um desses patógenos é o fitonematoide, esses microrganismos parasitam e alimentam-se das plantas, capazes de atacar todos os órgãos da planta, desde raízes até as folhas e sementes, acarretando grandes prejuízos na produção da cultura. Alguns fatores pode influenciar a densidade populacional de nematoides no solo, como temperatura, umidade, aeração, presença de defensivos e fertilizantes no solo e fatores biológicos. Objetivo: O objetivo deste trabalho de revisão foi de agrupar informações sobre dois dos principais fitonematoides associados à cultura do coentro, assim como os danos causados pelos mesmos e o controle desses patógenos. Metodologia: Para a elaboração da revisão, foram feitos levantamentos e estudo de trabalhos relacionados com o tema abordado. Resultados: Para o coentro, os nematoides do gênero Rotylenchulus sp. e Helicotylenchus sp. são os que apresentam maiores índices de distribuição em áreas produtoras dessa cultura, destacando-se a região Nordeste. O gênero Rotylenchulus engloba 11 espécies, classificadas como semi-endoparasitas, distribuídas em regiões tropicais e subtropicais. Esse gênero causa danos em hortaliças como melão (Cucumis melo L.), melancia (Citrullus lanatus), tomate (Solanum lycopersicum) e entre outras culturas. O gênero Helicotylenchus sp. é comumente conhecido por nematoide espiralado, classificado como um ectoparasitas de raízes, apresenta larga distribuição geográfica, em alguns estados brasileiros já foi confirmada a associação desse gênero com várias culturas, como por exemplo o couve-flor (Brassica oleracea) e feijão de porco (Canavalia ensifonnis). O manejo inadequado devido à falta de conhecimento de alguns agricultores contribui para a disseminação dos nematoides, o melhor método de controle ainda é através da utilização de cultivares resistentes, mas quando essa opção não for possível, existem outros tipos de controle como o físico, biológico, cultural e químico. Conclusão: O Rotylenchulus sp. e Helicotylenchus sp são dois dos principais gêneros associados à cultura do coentro.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.