O USO DO PODCAST COMO FERRAMENTA NO LETRAMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO DE CONJUNTOS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/866Palavras-chave:
Conversão de Registros, Letramento Matemático, PodcastResumo
Introdução: A matemática ainda continua sendo vista como uma língua estrangeira pelos estudantes independente da série. Talvez isso se deva ao fato de como como está sendo abordada, sem conexão com a realidade dos alunos. Mas do que compreender esta disciplina, é necessário que os discentes sejam capazes de dominar a sua linguagem, tanto no quesito de interpretação de problemas quanto no compreender os conceitos e converter seus registros. Com o advento das novas tecnologias, iremos lançar mão do uso do podcast, uma mídia basilar e de grande utilidade em nosso meio. Objetivo: Utilizar o Podcast para auxiliar os alunos tanto no letramento matemático em relação ao ensino de conjuntos numéricos, bem como na conversão dos registros através do ouvir. Material e métodos: Os docentes irão gravar alguns podcasts sobre Conjuntos numéricos, mais precisamente sobre alguns exemplos através de suas propriedades características, e partir daí os alunos terão que representar matematicamente cada exemplo dado e além disso descobrir quais são os elementos de cada conjunto citado através da mídia em questão. Resultados: O trabalho foi de grande relevância para o processo de ensino-aprendizagem, pois em uma turma do primeiro ano do ensino médio, onde estavam presentes vinte e cinco alunos, mais de oitenta por cento conseguiram realizar as atividades com êxito. Os alunos aprenderam a diferenciar os conjuntos numéricos; acabaram criando o domínio em interpretar, através do ouvir, a linguagem matemática; ficaram super empolgados e pediram para que fossem enviados os podcasts a eles com o intuito de estudarem em qualquer lugar que estivessem. Conclusão: Acreditamos que o podcast é essencial para os docentes de matemática utilizarem com o alunado, já que estimula a autonomia, a busca pelo saber e a alfabetização matemática. Além disso, estaremos garantindo que a linguagem materna estará sendo convertida em linguagem matemática de forma correta.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.