RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO EM PROCESSOS EDUCATIVOS EM MEIO A COVID 19
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/862Palavras-chave:
Atividade Remota, Psicoeducação, Estágio Obrigatório, PsicologiaResumo
Introdução: a proposta desse trabalho visa compartilhar experiência como professoras de estágio que vêm utilizando atividades remotas síncronas em tempos de pandemia como um recurso tecnológico no estágio em Psicologia e Processos Educativos, considerando que as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação de Psicologia, definem que os estágios assinalam para o contato com situações, contextos e instituições, permitindo que conhecimentos, habilidades e atitudes se concretizem em ações profissionais. Objetivo: contribuir com o processo de aprendizagem através de técnicas de psicoeducação. Material e Método: foi utilizada Busca Ativa Escolar como uma solução tecnológica e metodologia inovadora por meio da qual o UNICEF e outras entidades, apoiam os municípios na identificação das crianças e dos adolescentes que estão fora da escola, ajudando-os a voltar às salas de aula, permanecer e aprender. Resultados: a pesquisa foi desenvolvida por 10 estagiários do 10º período que, através de busca ativa, contataram, via telefone, 25 escolas distribuídas entre as redes municipal, estadual e privada, conseguido retorno de 18 delas, através de gestores e coordenadores, tendo sido verificado que as mesmas estão funcionando na modalidade de atendimento por formação de grupos através do WhatsApp, do Google classroom e Google meet. A estimativa foi de que 40% dos alunos, remotamente, estavam assistindo as aulas e respondendo as tarefas propostas pelos professores. Conclusão: em tempo de pandemia a proposta principal do ensino remoto não é o rendimento quantitativo, mas sim a manutenção da interação social com os alunos e desenvolver um trabalho preventivo no combate à evasão escolar, sabendo os profissionais entrevistados que vivem uma situação atípica e muito difícil, em que os professores e demais funcionários da escola estão se reinventando para chegar mais próximo aos alunos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.