O USO DA INTERFACE ONLINE COMO ESTUDO EXPERIMENTAL NA BUSCA DE APRENDIZAGEM SOBRE CIÊNCIA DE ANIMAIS DE LABORATÓRIO PARA ACADÊMICOS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/858Palavras-chave:
bioterismo, conhecimento, ensino, formaçãoResumo
Introdução: Diante processo pandêmico que está sendo vivenciado pelo Brasil com a necessidade de medidas de prevenção e distanciamento social, foram avaliadas estratégias necessárias a manutenção do processo de formação dos alunos dos cursos de licenciatura e bacharelado de biologia, medicina veterinária e zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, para tanto, foi elaborado um curso na modalidade livre em formato online para que alunos. O curso foi intitulado “Ciência de Animais de Laboratório” ofertado em 2020 nos meses de novembro a dezembro, idealizado por dois professores responsáveis pelo biotério das universidades pernambucanas (UFPE e UFRPE). Objetivo: O objetivo desse estudo foi avaliar o processo de ensinoaprendizagem e a percepção dos alunos sobre as novas tecnologias aplicadas na construção do conhecimento em ciências de animais de laboratório, participaram desse estudo cinquenta alunos matriculados no curso na modalidade à distância. Material e métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa realizada com 50 alunos matriculados no curso de uma universidade pública do estado de Pernambuco, os discentes receberam 20 horas de aulas online síncronas através do Google Meet e material disposto em Google Class, em seguida foram submetidos a uma avaliação com 40 questões e convidados a responder um questionário com 27 perguntas sobre a percepção do processo ensino-aprendizagem. Resultados: Observou-se que a média das notas alcançadas por 80% dos participantes foi de 8,0, o questionário revelou que 80% dos participantes apresentaram satisfação plena. Além disso, as perguntas que contemplaram a metodologia e conteúdo programático obtiveram avaliação de 100%. Além disso, 60% dos entrevistados informaram dificuldade na conectividade, mas não houve prejuízo de conteúdo devido as aulas serem gravadas. Conclusão: As análises deste estudo experimental online se tornou satisfatório e válido para a aprendizagem para os discentes podendo ser otimizado e implementado como forma de oferta na área de ciência de animais de laboratório.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.