CONCEPÇÃO DOS DOCENTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Resumo
Introdução: A Educação Ambiental, quando aplicada em sala de aula, é um caminho para mudar atitudes permitindo ao aluno construir uma nova forma de compreender a realidade em que vive, estimulando a consciência ambiental, a sustentabilidade e a cidadania, visto que, a mesma visa desenvolver a ação local, com consciência global do homem em relação a sociedade o ambiente onde está inserido. Porém, nem sempre os docentes estão preparados para discutir a temática socioambiental ao ministrarem as suas disciplinas. Objetivo: Assim, a necessidade de saber a concepção dos professores do curso de graduação em Engenharia Mecânica sobre Educação Ambiental constitui-se no objetivo da presente pesquisa e é importante porque as práticas pedagógicas dos professores universitários em relação à Educação Ambiental podem interferir na formação dos futuros engenheiros e na maneira como estes lidarão com os problemas socioambientais no decorrer de suas carreiras. Materiais e Métodos: A pesquisa foi realizada em uma Universidade particular da cidade de São Paulo, Brasil, com a aplicação do questionário “COCTS” (Questionário de Opiniões sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade) a 10 docentes do curso de graduação em Engenharia Mecânica. Além disso, foi feita a análise do plano de ensino da disciplina “Gestão Ambiental e Responsabilidade Social” e observação das práticas docentes. Os dados obtidos foram analisados segundo a escala de Linkert, a fim de caracterizar um índice atitudinal dos docentes diante das questões relacionadas a Educação Ambiental. Resultados: Os resultados demonstraram uma atitude tendendo a “ingenuidade” dos docentes de Engenharia Mecânica para as questões socioambientais. Conclusão: Os resultados obtidos com a pesquisa podem ser explicados pelo desenvolvimento histórico da Engenharia, pelo perfil do curso e pela formação profissional dos docentes que lecionam no curso.
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