MIND MAP PHYSIO GAME: UMA PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO NO ENSINO REMOTO DE UM CURSO DE FISIOTERAPIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/847Palavras-chave:
Aprendizado, Metodologias Ativas de Ensino, Educação a Distância, Tecnologias DigitaisResumo
Introdução: A gamificação como método de aprendizagem nas salas de aula em ambiente on-line em tempos de pandemia pela COVID-19, é importante técnica de ensino e deve se tornar elemento componente do processo pedagógico. Objetivo: Desenvolver uma ferramenta lúdica de metodologia ativa de ensino, capaz de estimular o pensamento crítico de alunos de fisioterapia. Material e métodos: Trata-se de um estudo exploratório, que permitiu testar a gamificação como instrumento didático no processo de ensino e aprendizagem de 80 alunos de fisioterapia de um centro universitário. Jogo elaborado em ambiente remoto, por meio da adaptação de um game de mapa mental didático para o ensino superior aplicado em sala de aula presencial. Utilizado o software PowerPoint 2016 e a plataforma Zoom Meetings. Resultados: A aplicação do instrumento detectou que as regras propostas foram bem compreendidas e geraram conhecimento. Os estudantes foram convidados a fazer uma leitura sobre determinado conteúdo e dez perguntas com quatro opções de resposta foram construídas a partir do texto lido. Foi montado o logotipo da roleta de perguntas, sendo usado ao centro o símbolo da fisioterapia. Dez setas saiam em direção a dez números que correspondiam aos territórios. Os estudantes foram alocados em cinco equipes designadas por cores, e a cada acerto, um grupo ganhava um território e o mesmo assumia a cor da equipe respondente, marcando assim o território conquistado. Ao fim, a equipe vencedora foi aquela com a maior quantidade de perguntas conquistadas como território na tela do jogo. Conclusão: Foi construído e elaborado a ferramenta lúdica Mind Map Physio Game, como instrumento de metodologia ativa de aprendizagem para ensino remoto.
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