ANÁLISE DO EFEITO OVICIDA DO dsRNA QUITINA SINTASE NO MOSQUITO Aedes aegypti (DIPTERA: CULICIDAE)
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/803Palavras-chave:
Mosquito, Quitina, RNAiResumo
Introdução: O mosquito Aedes aegypti é o principal vetor das arboviroses dengue, chikungunya, Zika e febre amarela. Para que ocorra a produção e a maturação de ovos, as fêmeas do mosquito realizam o repasto sanguíneo, quando ocorre a infecção e transmissão viral. A melhor maneira de evitar a propagação destas doenças é através do controle vetorial. Inseticidas químicos são utilizados no controle, entretanto, ao longo do tempo, os mosquitos adquirem resistência a esses compostos. Neste contexto, o RNA de interferência (RNAi) tem sido uma grande alternativa para o controle. Os genes de quitina sintase (CHSA e CHSB) são considerados excelentes alvos de silenciamento, pois, não são transcritos em vertebrados e plantas. Objetivos: Analisar os efeitos do silenciamento dos genes CHSA e CHSB na oviposição dos mosquitos tratados com dsRNACHS em baixas concentrações. Materiaisemétodos: A produção de dsRNA foi feita in vivo através da transformação de Escherichia coli, cepa HT115 com o plasmídeo L4440, contendo o inserto para a região do sítio catalítico de CHSA e CHSB e GFP (gene não-relacionado para mosquitos), usado como controle. Estas culturas foram lisadas com clorexidina 0,5%. O experimento foi feito em triplicata biológica, utilizando 10 larvas de 4° instar por grupo em 2 mL de água. Foi utilizado, em ambas condições, a concentração 2x10-5 µg/mL de células contendo dsRNACHS ou dsRNAGFP. Os mosquitos adultos sobreviventes foram alimentados com sangue de aves para testar a capacidade de oviposição e a viabilidade dos ovos postos. Resultados: As fêmeas adultas oriundas das larvas tratadas com dsRNACHS tiveram menor postura de ovos, e estes apresentaram fenótipo de ressecamento e deformidades, acarretando baixa eclosão, quando comparados com o controle. Conclusões: Concluímos que o dsRNACHS administrado afeta a produção e a qualidade dos ovos das fêmeas de Ae. aegypti, sendo uma boa estratégia de controle para este inseto.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.