CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS DA GOMA XANTANA COMERCIAL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/792Palavras-chave:
Aditivo, Carboidratos, XanthomonasResumo
Introdução: A goma xantana é um polissacarídeo sintetizado por uma bactéria fitopatogênica do gênero Xanthomonas e tem extrema importância comercial. É um produto utilizado na área de alimentos como aditivo e classificado como agente emulsificante, espessante e estabilizante Objetivo: Conhecer algumas características químicas da goma xantana comercial. Material e métodos: Para leitura do potencial hidrogeniônico utilizou-se um potenciômetro digital. Inicialmente preparou-se uma suspensão da goma em 100 mL de água destilada, com agitação por 10 minutos e, assim, realizou-se a leitura do pH. Posteriormente, a mesma suspensão utilizada anteriormente, foi agitada, enquanto se adicionou uma solução de NaOH 0,1 mol L-1 até atingir pH próximo a 8 para calcular o teor de acidez, expresso em miliequivalente de NaOH por 100 g da matéria integral. Os açúcares foram determinados pelo método redutométrico. Utilizou-se um espectrofotômetro para leitura das absorbâncias com comprimento de onda igual a 510 nm. Todas as análises foram realizadas com três repetições. Resultados: O pH e a quantidade de acidez titulável foi de 6,21 e 5,45 respectivamente. Conhecer o pH é de fundamental importância para os alimentos/aditivos, pois pode ser utilizado como medida de controle de qualidade. Produtos mais ácidos são naturalmente mais estáveis quanto à deterioração, pois bactérias preferem pH mais alto para se proliferarem. Os teores de açúcares redutores, não redutores e totais foram de 0,09%, 0,12% e 0,21% respectivamente. Os baixos valores encontrados na quantificação de açúcares na goma xantana sinalizam que os carboidratos presentes em solução estão, principalmente, na forma de polissacarídeos, como consta na literatura. Conclusão: A goma xantana, um produto obtido da biotecnologia, forma solução levemente ácida, possui ácidos orgânicos devido ao teor de acidez titulável e contém baixos teores de açúcares simples, sendo formada por carboidratos complexos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.