CAPACIDADE DE ABSORÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E EFEITOS MORFOLÓGICOS CAUSADOS POR CÁDMIO EM PLANTAS
Resumo
Introdução: Os metais pesados, na maioria das vezes, estão presentes no solo, em concentrações ou formas que não oferecem risco para o ambiente. No entanto, com os grandes avanços tecnológicos que vem ocorrendo nos últimos anos, bem como de forma natural, a quantidade de metais pesados, dentre eles o cádmio, vem aumentando gradativamente no solo. A contaminação do solo com metais pesados pode resultar numa série de problemas ambientais, ocasionando a perda de vegetação, contaminação de águas superficiais e de aquíferos, além de toxidez direta para animais. Os estudos sobre metais pesados têm despertado o interesse progressivo para a solução de problemas ecológicos causados pelo seu excesso no sistema solo-planta em decorrência dos malefícios ocasionados nos ecossistemas e na saúde humana. Objetivo: Avaliar a capacidade de absorção e distribuição de cádmio no sistema radicular e na parte aérea de plantas. Material e métodos: O estudo foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica. Resultados: A quantidade de cádmio acumulado e translocado nas plantas depende da interação de certo número de fatores incluindo solo, espécie vegetal, estágio de maturação, rendimento, manejo da cultura, clima e o genótipo da planta, diferentes entre as espécies e entre as cultivares dentro de uma espécie. A análise demonstrou que a absorção de cádmio pelas raízes está relacionada a quantidade da concentração do metal na solução do solo e na morfologia do sistema radicular. O cádmio pode afetar a absorção da água pelas raízes, a atividade enzimática, o transporte e uso de macro elementos como cálcio, fósforo, potássio e consequentemente inibir o alongamento do sistema radicular. Na parte aérea das plantas o cádmio pode desenvolver efeitos morfológicos como clorose internerval e generalizada, pontos, nervurase, manchas roxas, encarquilhamento e necrose, além da inibição de processos importantes, tais como a fotossíntese e a respiração, o que pode induzir a morte da planta. Conclusão: A análise do efeito do cádmio no ambiente através de práticas de produção de acúmulo desse elemento em culturas pode ajudar no desenvolvimento de estudos para a redução da absorção de cádmio em plantas e, consequentemente, na cadeia alimentar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.