APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE VEGETAÇÃO COM DIFERENÇA NORMALIZADA (NDVI) NA SUB-REGIÃO HIDROGRÁFICA DO ITACAIÚNAS
Resumo
Introdução: Os estudos em bacias hidrográficas tornam-se cada vez mais relevantes a sociedade, a necessidade da preservação e ao mesmo tempo da utilização dos recursos hídricos, ocasiona diversos impactos ambientais, a bacia, é um sistema integrado, no qual, seus elementos se dispõem no espaço e complementam-se. A vegetação, assim como os demais elementos físicos ou biológicos de uma bacia, é de crucial importância para a manutenção e continuidade de sua dinâmica. Desta forma, o índice de vegetação de diferença normalizada (NDVI), é um índice que trabalha com a distribuição fitogeográfica, gerado através da combinação de bandas multiespectrais, obtidas por meio do sensoriamento remoto, constituindo importante técnica de análise para o monitoramento das alterações naturais ou antrópicas. Objetivo: O objetivo deste trabalho é realizar o NDVI na sub-região hidrográfica do Itacaiúnas, possibilitando a compreensão da espacialização fitogeográfica na área. Material e Métodos: A presente pesquisa, obteve 5 imagens da base matricial do sensor Operational Land Imagem (OLI), presente no satélite Landsat-8, nas datas de 20/08/2019 e 03/09/2019, obtidas no site United States Geological Survey (USGS). Utilizou-se as bandas Red (B4) e Near Infrared (B5), que se totalizaram em 10 bandas para o desenvolvimento do NDVI, tem-se a resolução espacial de 30m e resolução radiométrica de 16 bits. Para o processamento das imagens, empregou-se o software de acesso livre Qgis v. 3.12. Primeiramente, necessita-se da conversão dos números digitais de cada banda para refletância (ρλ′), seguindo a metodologia da National Aeronautics and Space Administration (NASA), por meio da fórmula “ρλ′=MρQcal+Aρ”. Posteriormente, aplicou-se a fórmula para a criação de NDVI: (Near Infrared – Red) / (Near Infrared + Red). Resultados: Apresentou-se como resultado o mapa de NDVI da sub-região hidrográfica do Itacaiúnas, com variação de -1 a 1, sendo que quanto mais próximo de 1, maior a vegetação, abaixo de 0 ocorre incidência de água, desta forma, os índices de vegetação puderam ser utilizados analisar a dinâmica da cobertura vegetal. Conclusão: Por fim, conclui-se que a metodologia aplicada pode respaldar de forma considerável a aplicação do sensoriamento remoto como ferramenta para análise, planejamento e gestão ambiental, o NDVI pode ser utilizado como ferramenta de monitoramento de vegetação em bacias hidrográficas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.