O uso de recursos audiovisuais no ensino de Sistema Nervoso para alunos de uma escola pública do Município de Sobral, Ceará
Palavras-chave:
Vídeos, ensino remoto, ensino de ciências, pandemiaResumo
Introdução: O professor deve estar preparado para utilizar o audiovisual com sensibilidade e senso crítico de forma a desenvolver nos alunos uma alfabetização audiovisual. Em períodos de pandemia de COVID-19, a utilização de vídeos pode ser um auxílio para o ensino remoto de diversas disciplinas, incluindo as temáticas inseridas nas Ciências Naturais. O Sistema Nervoso (SN) é uma destas temáticas, e está presente na BNCC na forma de algumas habilidades (EF06CI07, EF06CI09 e EF06CI10) a serem desenvolvidas por alunos do 6° ano. Objetivo: Analisar a contribuição do uso de vídeos produzidos pelo professor na aprendizagem sobre sistemas nervoso em alunos matriculados no 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Sobral (CE). Material e métodos: No intuito de atingir o objetivo proposto, foram seguidas algumas etapas, a saber: 1 – Construção de 4 vídeos, com tempo de duração média de 8 minutos e 14 segundos, sobre o Sistema Nervoso utilizando os softwares OBS Studio para a gravação das aulas e o Microsoft Power Point para confecção de slides; 2 – Publicação dos vídeos na plataforma Youtube; 3 – Elaboração de um questionário sobre Sistema Nervoso utilizando o Google Formulário, na qual adicionou-se os vídeos; 4 – Envio do questionário para uma amostra de 20 alunos do 6° ano de uma escola pública do município de Sobral (CE) através de um link gerado pelo próprio formulário; 5 – Coleta das respostas dos alunos e análise dos dados. Resultados: Os dados nos mostraram que 90% dos alunos que visualizaram os vídeos relacionaram corretamente a função do sistema nervoso, tal como o conceito de gânglios; 80% dos discentes tinham conhecimento da divisão anatômica do SN; 75% conseguiram correlacionar o principal tecido que forma o SN e a função dos nervos espinais mistos; 70% dos alunos souberam definir neurotransmissores, assim como a função das meninges no SN Central; 65% assinalaram corretamente o local de ocorrência das Sinapses e 60% diferenciaram o nervo sensitivo de outros tipos. No entanto, notou-se que os estudantes sentiram dificuldades ao diferenciar substâncias branca e cinzenta da medula espinal, onde apenas 30% dos discentes acertaram essa questão. Conclusão: Percebe-se que o uso de recursos audiovisuais é eficiente no ensino remoto do conteúdo de Sistema Nervoso, mas é necessário atenção na comunicação dos conceitos. Os conhecimentos devem ser transmitidos de forma clara, propiciando um maior entendimento para os alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.