GERROMORPHA (INSECTA: HEMIPTERA: HETEROPTERA) DA REGIÃO METROPOLITANA DE SANTARÉM, PARÁ, BRASIL
Resumo
Introdução: Existem aproximadamente 5.000 espécies de Heteroptera aquáticos, dentre os quais 2100 espécies pertencem a infraordem Gerromorpha. Estes são percevejos predadores, semiaquáticos, que se deslocam sobre a superfície da água e plantas flutuantes. No Brasil essa infraordem é representada por 234 espécie, das quais 119 espécies ocorrem na região Norte do país, com 80 espécies registradas para o estado do Pará. A diversidade de Gerromorpha no Norte do país, bioma Amazônia provavelmente é subestimada, visto as poucas áreas que foram inventariadas na região. Como exemplo temos a região metropolitana de Santarém, Pará, área ainda carente de levantamentos faunísticos. Objetivo: Inventariar a fauna de Gerromorpha da região metropolitana de Santarém, região Oeste do Pará, Brasil. Material e métodos: Área de estudo: As coletas foram realizadas em 24 ecossistemas aquáticos (lênticos e lóticos) pertencentes as bacias do rio Amazonas, Arapiuns, Tapajós, Curuá-Una, Mojú e Mojuí, abrangendo os municípios de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos, na região metropolitana de Santarém. Coleta dos espécimes: Os espécimes foram coletados na superfície dos corpos aquáticos com auxílio de rede aquática em D (vulgo rapiché, com malha 0,25 mm) e peneira (malha de 0,10 mm), fixados em potes de plástico contendo álcool etílico (70° GL), devidamente etiquetados com informações de localidade, data de coleta e coletor. Identificação: A identificação das famílias baseou-se em chaves taxonômicas como as de Pereira et al. (2007), Polhemus (1997) e Moreira et al. (2018). Depósito: O material-testemunho está depositado no Laboratório de Ecologia e Taxonomia de Invertebrados Aquáticos (LETIA) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Resultados: Foram contabilizados 840 espécimes distribuídos em três famílias: Gerridae, Mesoveliidae e Veliidae. Veliidae foi a família de maior abundância com 574 espécimes, seguida de Gerridae com 149 espécimes e Mesoveliidae com 117 espécimes. Os Veliidae foram coletados sob a superfície da água, em plantas aquáticas, raízes expostas e espuma e, geralmente estavam agrupados, espécimes de Mesovellidae foram coletados sob plantas aquáticas e, espécimes de Gerridae sob a superfície da água. Conclusão: Vellidae são os mais abundantes dos representantes de Gerromorpha em ecossistemas aquáticos da região metropolitana de Santarém, Pará.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.