ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: GERMINANDO OLHARES
Resumo
Introdução: A alfabetização científica é o processo de ensinar a ler e interpretar a linguagem para explicar o nosso mundo, ou seja, pode ser considerada como uma das dimensões para potencializar alternativas que privilegiam uma educação mais comprometida. A germinação da semente de feijão é uma prática no ensino de ciências para anos iniciais e é o objeto deste estudo. Objetivo: analisar uma sequência didática de alfabetização científica entre os alunos das séries iniciais, com a germinação do feijão em uma turma do Ensino Fundamental I de uma escola estadual no município de Juína/MT. Material e métodos: A pesquisa teve caráter exploratório que busca o aprimoramento de ideias, e de natureza qualitativa, que visa ampliar e ter maior intimidade com as informações de determinado assunto. Os dados foram coletados através de entrevista à professora, ao caderno de campo e da observação participante durante a aplicação da sequência didática e analisados à luz da análise de conteúdo. Resultados: Este trabalho foi desenvolvido na sala do no 1º ano do 1º segmento do Ensino Fundamental I (anos iniciais) em uma escola pública, abordando uma sequência didática sobre germinação e as fases de desenvolvimento da planta, neste caso o feijão carioca tradicional (Phaseolus vulgaris). A semente foi escolhida por ser de fácil acesso dos alunos e pela simples e rápida germinação, o que foi bastante importante para aguçar a percepção científica, ou seja, a curiosidade dos alunos, durante o processo. Alguns esboçaram interesse em desenvolver no ambiente familiar a mesma experiência com outras plantas, como o caso de duas alunas que posteriormente entraram em contato com a professora para oferecer uma muda de outro vegetal, que elas haviam plantado. Desta maneira, percebemos que as ações realizadas tornaram-se significativas para os alunos, o que ampliou o entendimento sobre os vegetais, integrando a alfabetização científica no processo do ensino de ciências. Para a turma do 1º ano a sequência didática encerrou após os registros realizados pelos alunos com a observação da germinação e do crescimento, bem como o plantio de outras mudas ornamentais as quais foram levadas para o ambiente familiar. Conclusão: O processo de ensino e aprendizagem possui inúmeras possibilidades e a alfabetização científica deve ser levada em consideração nos planejamentos do ensino de ciências.
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