WHATSAPP: UMA FERRAMENTA PARA DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA
Resumo
Introdução: No contexto digital ao qual estamos inseridos, ambiente que frequentemente disputa a atenção no meio acadêmico, o uso de recursos e aplicativos disponíveis no celular torna-se uma ferramenta viável e eficiente no que diz respeito ao favorecimento do relacionamento entre profissionais da educação e público de diversas faixas etárias. Objetivo: A realização desse trabalho teve como objetivo promover a divulgação da ciência e avaliar a eficiência e aceitação da ferramenta WhatsApp como ambiente de estudo para professores e discentes pertencentes a cinco escolas estaduais, da região nordeste paraense. Material e métodos: A fim de se alcançar o objetivo estabelecido, foi criado, em 29 de agosto de 2019, um grupo de WhatsApp intitulado “Projeto-Ensino de Ciências”, onde foram adicionados 12 professores da área de ciências (Ciências, Química, Física e Biologia) alocados em uma escola do município de Garrafão do Norte, uma do município de Capitão Poço e três do município de Ourém. A criação do grupo permitiu o envio e compartilhamento de artigos científicos e vídeos acadêmicos produzidos durante o desenvolvimento do projeto. Resultados: A divulgação do material produzido dentro do grupo criado foi posteriormente, compartilhada com aproximadamente 2.400 alunos. Com isso, por meio da análise do conjunto de comentários, opiniões e sugestões recebidos dentro do grupo, foi possível avaliar a eficiência e aceitação da ferramenta WhatsApp como meio de propagação científica. A análise realizada permitiu obter como resultado a aceitação de 100% dos participantes, havendo ainda a presença de comentários que narravam a dificuldade de acesso ao conteúdo devido à ausência de internet em algumas escolas. Conclusão: O feedback dos participantes envolvidos no trabalho permitiu concluir que o uso da ferramenta WhatsApp, como meio de divulgação científica, foi satisfatório e amplamente aceito, sendo inclusive utilizado como suporte na realização de 11 feiras de ciências realizadas nas escolas participantes do projeto.
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