A AVIFAUNA DA PRAÇA DA MATRIZ, OSÓRIO, LITORAL NORTE DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/3256Palavras-chave:
AVIFAUNA URBANA, LITORAL NORTE, RIO GRANDE DO SULResumo
Introdução: As aves constituem um importante grupo sinantrópico, compartilhando do ambiente urbano com seres humanos e animais domésticos. Nas cidades elas costumam concentrarem em áreas arborizadas, tais como praças e parques. A principal praça do município de Osório, litoral Norte do Rio Grande do Sul, é a Praça da Matriz (29º53’19.51”S /50º16’09.65”O). Esta praça localiza-se na área central da cidade, por onde circula um grande número de pessoas diariamente, em função da presença de agências bancárias, casas comerciais diversas e por localizar-se junto à Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição. Os bancos, dispostos em toda a área da praça, costumam ser bastante usados pelos transeuntes, que neles se sentam para conversar e lanchar. Objetivo: O objetivo do presente estudo foi inventariar a avifauna que frequenta e/ou vive na Praça da Matriz. Material e métodos: As aves foram observadas tanto no turno da manhã quanto no turno da tarde com o uso de binóculo e identificadas com uso de guias específicos. Ao final de 24 meses (março de 2018 a fevereiro de 2020) foram catalogadas 26 espécies, pertencentes a sete ordens e 15 famílias. Resultados: A ordem melhor representada foi a Passeriformes com oito famílias. Entre as famílias, três destacaram-se: Columbidae, Tyrannidae e Thraupidae, cada uma com quatro espécies. Quanto a frequência de ocorrência, nove espécies foram muito frequentes (mais de 70% das observações), duas foram frequentes (50 e 69%), uma foi pouco frequente (30 a 49%) e 14 espécies foram consideradas como raras (menos de 30%). O predomínio de espécies de ocorrência rara, parece indicar que esta é uma área de trânsito entre os diversos ecossistemas circundantes (mata, lagoas, banhados), onde os espécimes podem encontrar local para repouso e quiçá alimentação. Conclusão: A avifauna residente (muito frequentes) constitui-se predominantemente de Passeriformes e Columbiformes de pequeno porte (corruíras, cambacicas, fim-fins, pardais, andorinhas, canários e rolinhas), que neste local encontram abrigo em árvores de grande porte, tais como figueiras, alimento (insetos e resíduos do consumo humano), além de contarem com uma fonte importante de água (chafariz).
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.