PARCERIA INSTITUCIONAL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA APLICADA À BIODIVERSIDADE DO MEDITERRÂNEO
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/3123Palavras-chave:
MAR MEDITERRÂNEO, EDUCAÇÃO, PESQUISA, PROTOTIPAGEMResumo
Introdução: O mar Mediterrâneo está situado ao norte da África, ao sul da Europa e a oeste da Ásia. Banhando dezoito nacionalidades diferentes. Possui grande importância histórica, porém em países não banhados pelo mesmo enfrentam grande dificuldade em relação ao conhecimento da biodiversidade, ao estudo científico e a divulgação científica relacionada ao Mediterrâneo. Objetivo: Divulgar a estrutura de pesquisa estabelecida entre um Centro Universitário da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, um empresa de tecnologia marinha também localizada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e um Museu da biodiversidade Marinha do Mar Mediterrâneo, localizado em Palermo (Itália). Material e Métodos: Após o estabelecimento de convênio, foi realizado processo seletivo de estagiários para alocação nas seguintes linhas de pesquisa: Biodiversidade, Clima, Educação e popularização da Ciência. Resultados: Os estagiários foram alocados em linhas de pesquisa coordenadas por 2 docentes que realizaram reuniões semanais, revisões bibliográficas exploratórias, seminários temáticos. Após 2 meses de apropriação do tema foi iniciada a fase de triagem de dados. Os grupo de Biodiversidade iniciou a análises de dados ambientais coletados por telemetria e veículos não tripulados. Os dados foram consolidados e encontra-se em análise morfométrica. O grupo de Educação e Popularização da ciência realizou análise dos documentos normativos da educação básica com o objetivo de identificar oportunidades para produção de material didático e de apoio ao docente. O grupo de Clima realizou extensa revisão sobre as conexões atmosférica que podem exercer influência sobre a dinâmica de massas de água na região de estudo. Conclusão: O estabelecimento da parceria institucional permitiu a análise de dados, a ampliação da discussão sobre o tema no Brasil e o estabelecimento de novos projetos na áreas de ciência e tecnologia para prototipagem de equipamentos de análise ambiental que poderão contribuir significativamente na pesquisa científica.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.