POTENCIAL ANTIMICROBIANO DE PLANTAS DA FAMÍLIA VERBENACEAE NO SEMIÁRIDO NORDESTINO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Resumo
Introdução: O semiárido nordestino é composto basicamente pela Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, que cobre cerca de 11% do território nacional e 70% do território da região nordeste. É a região semiárida com maior biodiversidade do mundo, porém, pouco estudada. Ao longo dos últimos anos, a resistência de microrganismos a antibióticos vem se tornando um grande problema para a medicina, devido principalmente ao uso indiscriminado de medicamentos pela população. Portanto, o uso de plantas com potencial medicinal busca suprir a necessidade da medicina para novos tratamentos contra micro-organismos patogênicos. A família Verbenaceae representa um grupo bastante promissor em estudos farmacológicos no Brasil, principalmente no Nordeste, com destaque para os gêneros Lippia e Lantana. Objetivo: Revisão sistemática dos dados obtidos em trabalhos de 2010 a 2020 sobre o potencial antimicrobiano de plantas da família Verbenaceae no semiárido nordestino. Material e métodos: Foram consultadas 4 bases de dados: SciElo, Microsoft Academic, Portal de Periódicos CAPES e Google Acadêmico; utilizando os termos em inglês “antimicrobial” e “verbenaceae” nos anos de 2010 a 2020, depois os resultados foram filtrados para se obter trabalhos originados no semiárido nordestino. Resultados: Foram encontrados 455 artigos nas bases de dados utilizadas, dos quais apenas 11 deles se adequavam ao tema principal dessa revisão. Nesses trabalhos foi constatado que óleos essenciais e extratos das plantas do gênero Lippia e Lantana estudadas no Ceará, Pernambuco e Piauí, foram capazes de inibir o crescimento e eliminar bactérias, ou ter ação sinergética com fármacos antibióticos aminoglicosídeos para este fim, porém, não obtiveram resultados significativos para ação antifúngica. Os compostos, em geral, obtiveram maior êxito em relação a bactérias Gram-negativas, que possuem um maior número de mecanismos de resistência bacteriana, sendo o principal a presença de duas membranas celulares (interna e externa) e uma camada de peptideoglicano entre elas. Os mecanismos de ação desses compostos ainda não foram elucidados. Conclusão: Há necessidade de aumentar o número de estudos no semiárido nordestino que possui grande potencial medicinal para tratar infecções microbianas, especialmente aquelas causadas por micro-organismos resistentes. Precisa-se também realizar pesquisas para identificar mecanismos de ação dos compostos naturais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.