POTENCIAL ANTAGÔNICO DE CONSÓRCIO MICROBIANO MISTO DE INTERESSE PARA DEGRADAÇÃO DE ÓLEO PARAFÍNICO
Resumo
Introdução: Os microrganismos isolados são importantes promotores da biorremediação de ambientes contaminados por petróleo¹, o consórcio microbiano potencializa a capacidade biodegradadora de óleo. Interações competitivas ocorrem em comunidades microbianas e podem reduzir ou gerar mudanças em suas funções². Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar a atividade antagônica e o potencial de biodegradação de óleo por isolados de um consórcio microbiano misto. Material e métodos: O teste de antagonismo foi feito pelo método de cultura pareada em placa, respaldados em confronto direto entre as diferentes cepas de fungo e bactéria, o período de incubação foi de quinze dias para fungos e sete para bactérias a 30 °C. Os resultados foram determinados pelo índice de inibição de crescimento dos antagônicos e coloração apresentada pelo meio de cultura. Foram isolados sete representantes de fungos filamentosos: Penicillium sp.3, Penicillium sp.4, Aspergillus sp.1 e Byssochlamys sp1. Cinco representantes de bactérias, sendo dos gêneros Pseudomonas sp.1, Pseudomonas sp.2, Bacillus sp. e Stenotrophomonas sp. Todos degradadores de diferentes frações do petróleo. Resultados: Os resultados mostraram que o fungo Aspergillus sp.1 inibiu o crescimento de seis fungos e de todas as bactérias confrontadas, aparentemente houve produção de metabólito extracelular secundário ao confrontar o gênero Byssochlamys sp1. Os gêneros Penicillium sp.3 e Byssochlamys sp1 revelaram as maiores atividades degradadoras. A bactéria Pseudomonas sp.2 exibiu maior crescimento em relação aos outros gêneros bacterianos. Representantes inibidos apresentaram redução na biodegradação. Conclusão: Dessa forma, os resultados obtidos pelo teste de atividade antagônica fornecem informações relevantes para a escolha de microrganismos e criar uma composição mais eficiente de consórcio misto, buscando obter-se o melhor desempenho na degradação de óleo parafínico em processo de biorremediação de ambientes impactados pelo petróleo ou seus derivados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.