A IMPORTÂNCIA DA ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA AO LONGO DO TEMPO: UM OLHAR ANALÍTICO DO BIÓLOGO
Resumo
Introdução: A ilustração científica faz parte do nosso ensino-aprendizado desde as séries iniciais da Educação Básica, chegando à formação acadêmica no Ensino Superior, que exige um melhor detalhamento das estruturas biológicas presente nos conteúdos curriculares. Há poucas instituições que oferecem na graduação cursos nesta área, fazendo com que o biólogo procure pela formação em outros espaços acadêmicos. Trata-se de um campo interdisciplinar entre Ciência e Arte, que tem como propósito informar, explanar, instruir e comunicar a respeito de assuntos científicos. São necessárias as habilidades artísticas e o conhecimento biológico do ilustrador para a constituição do desenho, mediante a sua observação e representação fidedigna das proporções e dimensões de uma estrutura ou organismo por meio do registro gráfico no papel com as diversas técnicas artísticas. Este trabalho demonstra a importância da ilustração científica ao longo do tempo, sob o olhar analítico do ilustrador (biólogo), desde a pré-história com as pinturas rupestres, percorrendo a Idade Média através dos registros de bestiários e herbários, passando pelas grandes navegações europeias na descoberta de Novos Mundos que utilizavam da catalogação botânica e zoológica como documento informativo de suas viagens, encontrando-se também nos trabalhos de Charles Darwin, sendo usada até a contemporaneidade nos estudos e investigações paleontológicas. Objetivo: Foi necessária a compreensão do processo de desenvolvimento e criação de imagens utilizando as técnicas manuais de desenho (grafite, pontilhismo, lápis de cor e aquarela) para identificar o valor e a relevância da ilustração científica no século XXI, acerca das dos relatos e investigações relativas à Biologia. Materiais e Métodos: Esta pesquisa foi pautada em uma abordagem qualitativa de tipo bibliográfica, consistindo na revisão bibliográfica, análise de dados e imagens, com os estudos descritivos. Resultados: Foi possível verificar o quanto a ilustração cientifica é um recurso usado na comunicação/aprendizado, desde tempos remotos até a atualidade, em diversas áreas da Ciências, tornando-se essencial na divulgação e compreensão dos trabalhos científicos. Conclusão: Concluiu-se que o conhecimento biológico, a pesquisa, a habilidade técnica e investigativa, a observação minuciosa e o olhar analítico do ilustrador, em especial do biólogo, são essenciais na construção das figuras científicas fidedignamente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.