OCORRÊNCIA DE TONESIA CHAPADANA CASEY, 1922 (COLEOPTERA: CURCULIONIDAE) E PARISOSCHOENUS OBESULUS CASEY, 1922 (COLEPTERA: CURCULIONIDAE) NA PALMA DE ÓLEO EM TAILÂNDIA, PARÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2308Palavras-chave:
GORGULHO, TAXONOMIA, PALMEIRA, INSETOSResumo
Introdução: Arecaceae é representada por uma diversidade de palmeiras e muitas possuem grande potencial agrícola e econômico, como a Palma de óleo uma cultura de importância econômica em diversos países, principalmente no Brasil onde seu cultivo é destaque nas regiões norte e nordeste. A região norte do Brasil possui a maior área plantada do dendezeiro no país. Seus produtos tem grande potencial de mercado, principalmente na produção de biocombustíveis. Essa cultura é hospedeira de uma diversidade de insetos de distintas ordens, em sua grande maioria pragas e algumas espécies oportunistas. Uma dos principais famílias associadas à Palma de óleo é a Curculionidae, onde várias espécies já foram relatadas. O monitoramento de insetos no campo associados à cultura é importante para verificação de espécies sejam oportunistas ou pragas, a fim de, conhecer a diversidade de insetos ao qual a cultura é hospedeira, e também como prevenção para o surgimento de pragas. Objetivo: O presente trabalho tem o objetivo de registrar a ocorrência de Tonesia chapadana Casey, 1922 e Parisoschoenus obesulus Casey, 1922 na Palma de óleo em Tailândia, Pará, Brasil. Materiais e Métodos: A coleta foi realizada em Outubro de 2016 em plantas da palma de óleo nas fazendas no grupo Agropalma em Tailândia (02° 52 '52 "S; 48° 79' 64" W), Pará, Brasil. Os insetos foram retirados dos ráquis da planta com uma pinça e acondicionados em tubos coletores. Em seguida, o material foi transportado para Universidade Federal de Alagoas – UFAL e exemplares dos insetos (n=26) foram cuidadosamente armazenados e destinados para identificação na Universidade Federal do Paraná - UFPR. Resultados: Foram obtidas imagens por microscopia eletrônica de varredura dos exemplares no Instituto Federal de Alagoas. Como resultado foi obtido à identificação de duas espécies sendo 10 (dez) exemplares Tonesia chapadana Casey, 1922 (Curculionidae, Baridinae, Madarini) e 16 (dezesseis) exemplares Parisoschoenus obesulus Casey, 1922 (Curculionidae, Baridinae, Madarini). As amostras encontram-se depositadas na coleção de entomologia do Departamento de Zoologia, Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná. Conclusão: Portanto, evidenciamos a presença dos gorgulhos da família Curculionidae P. obesulus Casey, 1922 e T. chapadana Casey, 1922 em palma de óleo na região norte do Brasil.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.