OS IMPACTOS DO TRÁFEGO DE EMBARCAÇÕES EM MISTICETOS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2268Palavras-chave:
BALEIAS, EMBARCAÇÕES, IMPACTOS, TRÁFEGOResumo
Introdução: Os misticetos são mamíferos marinhos encontrados em todos os oceanos do planeta, pertencentes à ordem dos Cetáceos, popularmente conhecidos como grandes baleias. As populações de baleias foram severamente prejudicadas pela atividade da caça realizada pelo homem. Hoje em dia, as principais ameaças continuam relacionadas à atividades antrópicas, principalmente ao tráfego de embarcações e à pesca industrial. Compreender esses impactos proporciona a proposição de medidas mitigadoras apropriadas, que contribuem para a manutenção do equilíbrio dos oceanos, tendo em vista que os misticetos possuem funções fundamentais nesses ecossistemas. Objetivos: Entender os principais impactos em misticetos resultantes da interação com embarcações; elencar os principais comportamentos apresentados pelas baleias nessas interações; evidenciar a necessidade de medidas mitigadoras das atividades antrópicas. Material e métodos: Por meio da metodologia de revisão bibliográfica, foram analisadas publicações entre os anos de 2010 e 2021, encontradas nos periódicos Capes e Proquest com os descritores: cetacean, mysticeti, vessel e boat. Foram selecionadas publicações consideradas pertinentes ao assunto mediante a leitura do resumo. Foram excluídos artigos com Odontocetos e Sirênios. Os trabalhos elegidos foram divididos em cinco categorias de acordo com o tipo de impacto, a saber: colisões (físico/espacial); sonoro; comportamental; impactos do turismo embarcado e impactos da pesquisa. Resultados: A partir dos dados coletados, os impactos decorrentes da interação entre misticetos e embarcações podem ser classificados em: letais, as colisões; ou, não letais, alterações na dinâmica populacional, aumento dos níveis de estresse, aumento na taxa metabólica e frequência respiratória e, ainda, diminuição no sucesso reprodutivo. Os principais comportamentos citados nas publicações analisadas foram: afastamento da embarcação, aumento na velocidade de natação e corte ou redução de interações sociais entre indivíduos. Conclusão: Ação mitigadoras dos impactos antrópicos são fundamentais para a redução da mortalidade de baleias, no caso das colisões, além de promoverem o aumento da viabilidade populacional. Diversas espécies de misticetos carecem de estudos e seus status de conservação são uma incógnita para a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), por isso, os impactos das atividades antrópicas ainda podem estar subestimados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.