MODELOS DIDÁTICOS DE FUNGOS E ESTRUTURAS FÚNGICAS
Resumo
Introdução: Macrofungos produzem estruturas reprodutoras macroscópicas, chamadas de cogumelo; orelha-de-pau; basidioma (basidiocarpo) ou ascoma (ascocarpo), sendo visíveis a olho nu com tamanho acima de 1,0 mm. Microfungos apresentam estruturas microscópicas de esporos e para sua visualização usa-se equipamento óptico (lupa; estereomicroscópio; microscópio). Devido à grande diversidade de formas e estruturas dos fungos e também da sua complexidade para a classificação e possível identificação, a criação de modelos didáticos de fungos visa facilitar o apreender de características; estruturas; formas; semelhanças; diferenças; funções; conceitos; etc. Modelos biológicos são utilizados de forma lúdica representando estruturas reais, facilitando o aprendizado e permitindo a manipulação, observação e compreensão de estruturas fúngicas diversas e maior absorção do conteúdo. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo criar modelos didáticos de fungos macroscópicos e de estruturas fúngicas microscópicas utilizando porcelana fria (biscuit) e massa de EVA (Ethylene Vinyl Acetate) que serão utilizados em exposições científicas-educacionais. Material e métodos: Foram realizados dois encontros, em forma de oficina, com 15 discentes do curso de Ciências Biológicas que fazem parte do Projeto Fungus Extremus. O encontro foi realizado no Laboratório de Biologia Geral do Campus X da UNEB. No primeiro encontro houve a confecção dos modelos de diferentes fungos macroscópicos e também de estruturas fúngicas microscópicas utilizando a porcelana fria e a massa de modelar de EVA; e no segundo encontro, já com os modelos didáticos secos, foram realizadas as pinturas com tinta de tecido e verniz. Resultados: Foram criados vários modelos de fungos, sendo a maioria do filo Basidiomycota. Também foi criado um modelo de basídio com basidiósporos e um de asco com ascósporos, que são estruturas microscópicas de reprodução dos fungos. Todos os participantes das oficinas afirmaram compreender a importância de se conhecer as estruturas e características fúngicas e que o processo de pesquisa e criação facilitou o aprendizado de Micologia. Conclusão: Os modelos didáticos criados já estão incorporados aos objetos da exposição científica do Projeto Fungus Extremus sendo utilizados para facilitar a explicação sobre as características dos diversos tipos de fungos.
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