IMPORTÂNCIA DE AULAS PRÁTICAS NUMA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO CASTRO ALVES DE TUCURUÍ/PA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1655Palavras-chave:
EDUCAÇÃO, AULA PRÁTICA, BIOLOGIAResumo
Introdução: As práticas pedagógicas são de suma importância em todos os estágios de aprendizado do aluno, principalmente para relacionar a teoria e prática. A aula prática agrega importância no processo de ensino e aprendizagem para os alunos e existem diversos meios e recursos que podem tornar a aula mais atrativa, e que, desde que sejam bem utilizados, contribuem para que aluno tenha interesse pelo conteúdo trabalhado e assim construa conhecimentos. Objetivo: Esse trabalho busca dar ênfase à importância de aulas práticas laboratoriais realizadas na disciplina de Biologia no ensino Básico. Material e métodos: Foi elaborado um questionário on-line, através do Google Docs, neste questionário as perguntas eram direcionadas para a abordagem e importância das práticas durante a disciplina. O presente questionário foi repassado aos alunos por meio de redes sociais, após isso, um gráfico foi criado demonstrando a opinião dos envolvidos nessas atividades e se elas foram de fato necessárias. Resultados: De 42 alunos que responderam as perguntas, 64,3% afirmaram que o desenvolvimento das aulas práticas irá contribuir para sua formação enquanto profissionais e que foi produtivo o desenvolvimento das práticas no decorrer da disciplina; 28,6% desses alunos disseram que irão usar os conhecimentos que foram adquiridos por meio das atividades práticas, tanto na sua vida profissional, quanto pessoal e 42,9% conseguiram relacionar a teoria com a prática desenvolvida. Conclusão: Por tanto, o uso de metodologias e recursos diferentes proporcionam aos alunos ganhos significativos no processo de ensino e aprendizagem, os mesmos sentem-se motivados e se mostram mais interessados quando neles é despertado a vontade da construção de conhecimento. Também é importante que essas abordagens práticas sejam transversais em todos os segmentos da vida escolar.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.