EFEITOS DAS AÇÕES ANTRÓPICAS EM ÁREA URBANA DO RIO CAIÇÁ SITUADO NO MUNICÍPIO DE SIMÃO DIAS NO ESTADO DE SERGIPE
Resumo
Introdução: A degradação ambiental é um dos aspectos mais discutido nos dias atuais, o homem diariamente busca sempre usufruir dos bens que a natureza oferece, pois já modificou o habitat que ele vive e por meio da sua ação acaba transformando o meio natural. Objetivo: Analisar os efeitos das ações antrópicas em área urbana do Rio Caiçá situado no município de Simão dias no estado de Sergipe, entendendo as causas e os efeitos da poluição nas águas do rio. Material e métodos: Foi realizado um estudo e levantamento de dados na cidade de Simão Dias (SE), do qual constou em visita ao rio Caiçá, que pertence à bacia hidrográfica do rio Piauí, além das três comunidades que circundam o rio, que junto à comunidade utilizou-se questionários como instrumentos de pesquisa, estes representados por meio de dados primários e secundários por meio de perguntas direitas e indiretas, bem como uma análise documental sobre o histórico de poluição do rio. Resultados: Através dos dados obtidos constatou-se que, 100% dos entrevistados responderam que ao longo do tempo a poluição cresceu, sendo muito significativo nos últimos 20 anos. Sobre a questão de periodicidade de poluição quando as estações do ano, onde 70% dos entrevistados relataram que não há diferença de poluição, ou seja, tanto no inverno como no verão, a poluição é de modo contínuo, 20% relataram que o maior índice de poluição é no inverno e 10% relataram mencionaram que o maior índice está no verão. Os mesmo também relataram que 96,60% dos dejetos ou até mesmo esgotos domésticos são depositados todos no rio, e apenas 3,33% relataram que esses poluentes vão para outros rios. Conclusão: Os efeitos das ações antrópicas no rio Caiçá, caracteriza-se pelos dejetos domésticos ocasionados pela inserção do lixo que a própria população deposita nas margens do rio e em suas águas. Além disso, é importante salientar que a variação da poluição do rio é muito significante nas diferentes estações do ano. Portanto, o rio Caiça vem passando por um processo de degradação por meio das atividades negativas da população em geral.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.