EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRÁVES DA REUTILIZAÇÃO DE PNEUS NO AMBIENTE ESCOLAR
Resumo
Introdução: A Educação Ambiental compreende processos pelos quais o a coletividade e o indivíduo elaboram valores, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências. Relacionadas á conservação do meio ambiente. Objetivo: Nessa proposta buscou-se apresentar aos alunos a possibilidade de reutilização de materiais, visando, preservar o meio ambiente e criar espaços ecologicamente adequados. Material e Métodos: A partir de pneus que são descartados no meio ambiente utilizando outros materiais recicláveis, foi construído um jardim ecológico pelos bolsistas do PIBID (programa institucional de iniciação a docência), com a participação ativa dos alunos da Escola Estadual Jalcira Santos Valadão. Usando estes pneus foram montados puffs (móvel usado como sofá) e uma jardineira para criar um ambiente para que os alunos pudessem ficar aguardando o início da aula. Este espaço visou prevenir riscos externos á escola, como ociosidade, drogas e violência, foi concebido um novo ambiente para acolhe os estudantes que esperam o início do horário das aulas do turno. Nesta atividade houve a participação dos alunos do tempo integral do ensino regular e do 9º ano do ensino fundamental na confecção dos puffs, que demostraram entusiasmo para o desenvolvimento desta tarefa. Algumas dificuldades surgiram como a resistência dos pneus que possuíam malha de aço, o que foi resolvido com o envolvimento dos funcionários da escola. Resultado: O resultado foi à utilização de um espaço ocioso na escola, funcional, que contemplou uma demanda social da comunidade estudantil, com a participação efetiva de vários agentes da escola e a utilização de materiais de alto impacto negativo ambiental. Conclusão: Percebeu-se que é possível desenvolver a Educação Ambiental a partir de iniciativas relativamente simples que programas como o PIBID podem ser os propulsores desse tipo de iniciativa.
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