CARBOIDRATOS: UMA ANÁLISE NO ENSINO DE CIÊNCIAS, USANDO O EIXO TEMÁTICO EXPERIMENTAÇÃO COM BASE NA BNCC
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1255Resumo
Introdução: Enfatizar o Eixo Temático Experimentação, envolvendo o alunado em abordagens conceituais, é alinhar teoria e prática, contextualizando o enfoque da Base Nacional Curricular - BNCC, qual ressalta competências/habilidades, agregando normas da LDB-9394/96 em Ciências da Natureza. Objetivo: Esse trabalho objetiva-se desenvolver atividades experimentais no ensino de Ciências, norteando o conteúdo de carboidratos, proveniente de extratos de cascas de frutas amazônicas cientificamente (Astrocaryum aculeatum, Passiflora eludis, Ananas comusas). Materiais/métodos: Metodologicamente para identificação dos hidratos de carbono, utilizaram-se reagentes (Fehling, Benedict e Lugol) de acordo com artigos fundamentados no periódico da CAPES, indexados na plataforma Scopus, com métodos de infusão, e práticas laboratoriais. Assim os protagonistas foram divididos em 4 grupos. Para isso, aplicou-se a ficha de avaliação. Neste cenário, grupo I e II dialogaram acerca das mudanças de colorações e precipitações. Enquanto grupo III e IV externaram usando análise qualitativa, que não houve modificações significativas na coloração dos extratos. Resultados: Analogicamente comparado à literatura, aspectos relacionados a fenômenos na coloração, perpassa fundamentalmente pelos fatores externos, temperatura, ponto de equilíbrio termodinâmico, assim como concentração dos extratos, uma vez, ao analisar identificação de carboidratos no ensino básico, tanto o professor, quanto o corpo discente, estão convictos que tais procedimentos darão resultados, especificamente para instigar curiosidade do aluno, embora, estabelece ao estudante protagonismo, e fundamentação para implementar a BNCC na educação básica. Entretanto, o quantitativo de 140 alunos, correspondentes as 4 turmas de ação do trabalho mostram, 54 compreenderam os fenômenos de identificação, 36 afirmaram gostar da prática experimental, 38 solicitaram nova prática de laboratório, e apenas 12 não entenderam a aplicação, pois segundo relatos bibliográficos baseada na revista Science, ao agregar teoria com a prática, dificilmente tal prática laboratorial, alcança o mesmo patamar todos os envolvidos, tudo isso, por consequências de inúmeros fatores bem como a logística da repetição, qual está relacionado ao tempo de aula no ensino médio. Conclusão: Portanto, constatou-se, que os alunos conseguem relacionar aula teórica com fenômenos observados na prática, pois esses resultados instigam a importância da experimentação como eixo temático amplamente usado no processo facilitador na aprendizagem em aulas de Ciências na educação básica.
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